Pular para o conteúdo principal

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM: 10 COISAS QUE VOCE PRECISA SABER



Nos últimos dias tem se levantado e em diversos setores, movimentos e pastorais da Igreja, um crescente e constante interesse de jovens de todas as idades, pela Consagração Total à Santíssima Virgem pelo método de São Luís Grignion de Montfort, também conhecida como a Santa Escravidão. Consequentemente há um enorme interesse pela leitura do livro O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, que trata sobre e apresenta o roteiro de da consagração. Isto é sinal de que o mandato evangélico, “E todas as gerações me proclamarão bem aventurada”, (Lc 2,46) está sendo observado e as promessas feitas por Nossa Senhora em Fátima já é uma realidade mensurável, “Enfim, o meu Imaculado Coração triunfará!”.

A Igreja só tem a ganhar com essa “nova” realidade, pois o apelo à santidade e a busca por conhecimento da Santa Igreja e o engajamento na vida pastoral e evangelização de outros jovens, é marcante no ensinamento Monfortino. Mas infelizmente, nem sempre esse regozijo está estampado na face de todos os agentes de pastorais, muitos leigos ou clérigos tem se levantado contra a devoção e o método, seja por simples desconhecimento ou mera implicância, tentando minguar o entusiasmo juvenil. Para isso, resolvi catalogar dez informações importantes que você precisa saber sobre esta devoção. Não é, nunca, a minha pretensão construir uma apologética sobre a devoção ou sobre o santo, pois a própria leitura é uma peça apologética que dispensa qualquer comentário.

Vamos então aos tópicos:
Top 1 – No primeiro grau de importância, quero distinguir o livro e a consagração. Muitos me perguntam se podem se consagrar sem ter lido o livro ou se pode ler o livro sem se consagrar. Não necessariamente nessa proporção! O livro, como o título já diz, é um tratado, ou seja, uma obra que tem por fim levar ao conhecimento do fiel, os principais argumentos sobre como viver a verdadeira devoção à Maria. Eu diria que é uma leitura indispensável pra todo católico, devoto ou não, consagrado ou não. A consagração é uma consequência, uma resposta à leitura e ao compromisso feito de amar a Jesus mais perfeitamente por meio de Maria, logo é natural que alguém que o leia tenha o desejo de se consagrar, ao passo que, também não recomendaria fazer a consagração por esse método sem que se tenha lido a obra. 

Top 2 – Já são 300 anos desde que fora escrito e o seu fascínio não diminui, do contrario cada vez aumenta mais, sobretudo entre os jovens. O que muitos não sabem é que, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, não é o título original do livro dado por São Luís Grignion de Montfort.  Esse título na verdade fora dado por editores posteriores centenas de anos depois quando o mesmo fora reencontrado. Segundo especialistas e catalogadores, o título original do livro dado pelo autor seria Manual para o Reino de Deus. Pelo título compreendemos que o real intuito de sua leitura  é preparar um povo bem disposto para propagar e viver o Reino de Deus.

Top 3 – Segundo relata o próprio São Luiz, Satanás atentaria violentamente contra esse projeto, justamente por seu conteúdo levar facilmente as almas a reconhecer e amar Jesus Cristo por intermédio de sua Mãe. “Vejo animais frementes que se precipitam furiosos para destruir com seus dentes diabólicos este pequeno manuscrito e aquele de quem o Espírito Santo se serviu para compô-lo, ou ao menos para fazê-lo ficar escondido no silêncio de um baú a fim de que não apareça” (T.V.D. 112). E cumprindo a profecia, o livro desaparecera por mais de 100 anos, alguns hagiográficos dizem que fora escondido pelo próprio demônio. Foi reencontrado sem capa, faltando as primeiras e as últimas páginas, daí fora dado o atual título. 

Top 4 – A consagração à Maria não é de propriedade de São Luiz Maria de Montfort, nem das congregações fundadas por ele! Devemos lembrar que a Escravidão à Jesus por meio de Maria é apenas um método, dentre outros diversos, o consagrar-se a Mãe de Jesus faz parte do depósito da tradição dos santos e da Igreja de sempre. Ao que me parece, o pregador iniciou a sua jornada, inicialmente promovendo o santo Rosário e a devoção Mariana, muitos se convertiam diante de seu inflamado sermão e imediatamente procuravam-no em busca de direcionamento, por sua vez ele recomendava que fossem firmes no Santo Rosário, e isso já era a consagração. Com o passar dos anos, por causa dos inúmeros frutos, foi formulando um método que resumisse o que ele ensinava. O próprio Santo relata histórias de santos e santas consagrados e diversas devoções de consagração anteriores a ele. Os primeiros relatos da consagração à Escravidão à Jesus por Maria se encontra na vida de São João Eudes. São Domingos de Gusmão por exemplo, promovia a consagração por meio das Confrarias do Santo Rosário, os Jesuítas promoviam Congregações Marianas, mais conhecidos como os “congregados marianos”, uma verdadeira escola de Santos. O que São Luiz fez foi compactar essas boas práticas de consagração e formular um método que ficou famoso justamente por contemplar uma grande eficácia e praticidade, além dos inúmeros frutos, é claro!

Top 5 – Qualquer leigo pode e deve consagrar, não é só para celibatários ou religiosos e nem somente para os leigos. É evidente que a castidade deve ser vivido em todos os estados de vida, é sempre uma virtude e graça como auxilio na caminhada. Porem devemos alertar, que nem mesmo o pecado desabona a consagração. A verdade é que a consagração nos ensina e nos dá ferramentas pra se viver a santidade. Se caiu no pecado, levanta, corre para o confessionário e bola pra frente, você não deixou de ser um consagrado por isso. Aqui vale lembrar que o convite à santidade é uma marca expressiva para os que querem ser consagrados, independente do seu estado de vida, condição social ou vocação.
Top 6 – “A Escravidão à Jesus por Maria” segundo o método de São Luiz Maria de Montfort, nada mais é que um convite à reforçar os votos batismais, nem precisaria da consagração se todos nós os batizados fizéssemos lembrança do que nos comprometemos no batismo. Somos convidados a renovar sempre as promessas batismais, a renunciar o pecado e ao demônio principio e autor de todos os males. Somos convidados a renovar e defender nossa fé na Santa Igreja Católica e os demais parágrafos de nossa profissão de fé.

Top 7 – Não, você não é obrigado a rezar o Rosário diariamente, condicionando se vai permanecer ou se vai perder a consagração! É claro que nossa própria consciência nos levará a rezar um pouco mais do que rezamos, afinal de contas “a quem muito foi dado muito será cobrado”, mas contudo, Deus não estabelece limites e condições. São Luiz está muito mais preocupado na maior interioridade com Maria e Jesus do que em multiplicar o numero de rosários que se reza. Leia o livro com atenção e verá que além do Rosário, há outras devoções recomendadas para mantermos essa união com Cristo e sua Santa Mãe, bem como, a Oração do Angelus, A Ave do Mar Estrela, as ladainhas, a Coroinha de Nossa Senhora e outros.

Top 8 – Não, você não é obrigado a usar a cadeia! Calma, deixa eu explicar! A lógica aqui é a mesma do item anterior. A cadeinha, é uma corrente com cadeado, que o fiel coloca no braço, na perna ou na cintura, sinalizando sua pertença à Senhora e à Jesus, proposto por São Luiz. Esses são os elementos externos da consagração, a interioridade deve ser muito mais levada em consideração e ocupar o trono de nossas ambições. Mas preciso dizer também, que se é um método, com todas as suas características, por que não fazer como se propõem? Se for pra consagrar e não valorizar esses elementos externos, não há problema em procurar outro método de consagração simples, e vale lembrar que esses elementos nos valem didaticamente para nos lembrar e são sinais visíveis de nosso proposito.

Top 9 – Padre Gabriele Amorth, conhecido exorcista e demonólogo do Vaticano, relatou recentemente, que num exorcismo ministrado por ele, o demônio foi obrigado a confessar que o livro “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, é um dos livros mais odiados por todo o inferno, por que todos os que têm acesso a essa obra, além de se tornarem consagrados à Maria que é a causa de sua perdição, esses tornam-se verdadeiros combatentes do inferno. Esse Top 9 serve pra incentivar você que tem tido o desejo de se consagrar e até hoje tenta tomar ânimo de o fazer, não se engane, esse desânimo pode ser uma tentação do demônio para te impedir de desfrutar desse deleite.

Top 10 – Há diversos relatos na vida dos santos que foram influenciados por essa obra e se comprometeram com a consagração, São João Maria Vianney, São João Bosco, São Domingos Sávio, Santa Terezinha, Santa Gema Galgani, São Pio X, São Pio de Pietrelcina e tantos outros santos e santas do nosso tempo. Há um relato na história de Santa Gema que um dia aparecera em seu leito um exemplar do Tratado, os amigos e familiares perguntaram-na quem havia deixado o livro ali e ela com muita tranquilidade disse: “Nossa Senhora quem me trouxe o livro!” e muito testemunharam que naquela tarde ninguém entrou no quarto. Mas nunca poderia deixar de citar o grande São João Paulo II, que não só era um consagrado, como usava a cadeia, e declarou por diversas vezes que o Tratado era o seu livro de cabeceira, declarava sua grande afeição à São Luiz e o colocou o “Totus Tuus” como o lema de seu pontificado.  No 50º de sua ordenação, em seu discurso ele nos deixou esse incrível testemunho: “Houve um momento no qual de certa forma pus em questão o meu culto por Maria considerando que ele, dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo. Então serviu-me de ajuda o livro de São Luís Maria Grignion de Montfort com o título Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem. Encontrei nele a resposta às minhas perplexidades. ”.  
 
Curiosidade: Frei Galvão, o Tratado e a sua Escravidão: 
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, que se consagrou a Nossa Senhora em 17664, segundo o método do Tratado, 50 anos depois da morte de São Luís Maria. Se conhecermos a história do Livro, saberemos que este foi um fato extraordinário. Pois, hoje em dia temos o Tratado publicado por várias editoras, em vários idiomas, mas naquela época este verdadeiro Tesouro de espiritualidade mariana estava escondido no fundo de um baú. O manuscrito do Tratado só foi encontrado em 1842, 76 anos depois da consagração de Frei Galvão. O Santo brasileiro muito provavelmente teve acesso aos ensinamentos do Santo de Montfort através de alguém que veio da França para o Brasil.

Sites e links indicados para consulta e conhecer melhor a Devoção à Santa Escravidão e a Consagração Total 

http://consagrate.com/

https://padrepauloricardo.org/blog/a-vida-de-sao-luis-maria-grignion-de-montfort

http://www.arcademaria.com/index.php?option=com_content&view=article&id=531:a-vida-de-sao-luis-maria-grignion-de-montfort&catid=16:geral&Itemid=44&lang=pt

http://www.padrerodrigomaria.com.br/a-santa-escravidao-de-amor/

http://blog.cancaonova.com/tododemaria/6a-campanha-de-consagracoes-a-maria/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref