domingo, 2 de março de 2014

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS


Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: "Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais.

Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do "Fratres in unum.com", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum, o sitio de origem da referida foto. Ao entrar na página oficial da instituição na rede social, não fora encontrado nenhuma outra informação além da foto. 

Estaria padre Roberto Lettieri ligado à algum grupo do movimento tradicionalista? Quem conhece esse sacerdote, e já teve a graça de o ouvir saberá que não é uma pergunta tão absurda. O teor teológico extremamente apegado à defesa da liturgia e da tradição católica, sua incansável batalha contra as pérfidas infiltrações da maçonaria na sociedade moderna, dentre outros, era o que mais marcava em suas pregações, além de termos o conhecimento de sua fortíssima amizade com Dom Fernando Rifan o atual representante do tradicionalismo na CNBB e um dos maiores nomes do movimento do Brasil. Veja em um vídeo do youtube, uma breve sabatina entre os dois sobre a Missa Tridentina, a palestra teria sido proferida por Rifan em Campinas em 1998, muito antes até mesmo da popularidade do padre "da Toca de Assis".

Como fiz questão de colocar também no post anterior a esse, nós no mínimo merecemos informações sobre o seu paradêlo, independente o que tivera acontecido ou acontecendo. O silencio só faz crescer o numero de boatos, pré julgamentos e julgamentos de conciência, como foi o caso do episódio de Braz de Aviz que não edificou em nada a Igreja e só fez aumentar os sofrimentos sobretudo do referido padre. 

Bom, quanto à questão padre Roberto e o Tradicionalismo, não sei até onde isso é apenas especulação desse pobre blogueiro, mas diante de tantas noticias não muito  edificantes essa pequena investigação me deu muitas esperanças novas, visto que na minha opinião, o movimento tradicionalista, enquanto estiver em unidade com a Igreja de João Paulo II, Bento XVI e Francisco, como é o caso do tradicionalismo de Dom Rifan, tem muito a contribuir com o nosso povo, e sendo isso verdade, padre Roberto Lettieri não estaria em nada diferente do que sempre foi.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...