sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO




Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus, Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido.



Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus!” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses. Preso e torturado para que abjurasse de sua recente fé, Philemon resiste e termina sendo martirizado e executado. Mais tarde vira São Filomeno, santo e mártir da Igreja, protetor dos músicos, dos comediantes e dos palhaços, festejado no dia 1º- de novembro.



Essa é, praticamente, a mesma história de São Genésio. Também palhaço, igualmente martirizado por Diocleciano no ano de 303. Numa festa, o palhaço Genésio resolve fazer um deboche do batismo cristão, mas na hora em que seu comparsa, num arremedo do sacramento, lhe unge com o óleo e diz as palavras sagradas, eis que se dá o milagre: Genésio se converte e declara para todos sua fé na doutrina do Cristo. Mesmo ameaçado, não renega suas convicções e acaba condenado às feras no Circo. Genésio, o palhaço santo, festejado em 25 de agosto, é padroeiro dos atores, palhaços, advogados, epiléticos e vítimas de torturas.

Extraído do livro "Elogio da Bobagem" pag. 25
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...