Pular para o conteúdo principal

O MONGE (MERTON), O TEÓLOGO (MARITAIN) E BOB DYLAN NO GETHSEMANI

http://www.ocampones.com/wp-content/uploads/2013/04/maritain0002.jpg 

Jacques Maritain foi um grande intelectual, humanista e uma peça chave para a Igreja Católica no século XX. Juntamente com outro estudioso francês, Etienne Gilson, reinterpretou o pensamento de São Tomás de Aquino. Como autor, o conjunto de sua obra foi bastante amplo, escrevendo mais 60 livros. Atuou na teoria do conhecimento, filosofia religiosa, e estudos sobre os direitos humanos. Trabalhou em co-autoria com sua esposa, Raissa Maritain, sobre a oração contemplativa e as dimensões interiores na vida do cristão.

Thomas Merton e Jacques Maritain se encontraram apenas duas vezes: em 1939 quando Merton era ainda um neo converso, e novamente no outono de 1966, quando o monge Thomas Merton convidou Maritain para passar alguns dias em Gethsemani.

O relacionamento entre os dois se tornou mais próximo após a morte de Raissa.
Na visita que Maritain fez ao mosteiro, em 7 de outubro de 1966, juntamente com John Howard Griffin (fotografo e grande amigo de Merton) e uma jovem francesa chamada Elizabeth Fourest, temos um terno relato desta última, a descrever a visita ao eremitério.
“Ele esperava por nós no portão da Abadia. Era um outono com cores maravilhosas, as cores do outono nas árvores e toda natureza. Era algo extraordinário. E foi a mais brilhante, a mais alegre, a mais divertida visita que tivemos durante este mês nos EUA. Thomas Merton nos convidou a entrar n0 eremitério. Era uma casa pequena, não no convento, mas no campo. Nós queríamos um carro para atravessar os campos, sem estradas, apenas uma pequena trilha. Esta casa com dois pequenos cômodos, uma lareira, uma mesa de trabalho, fotos de Merton nas paredes, livros, muitos livros, e vista do campo sossegado, de paz e silêncio, e algumas vezes cervos passavam pelas janelas. Então Thomas Merton nos recebeu lá, e Jacques estava sentando em uma velha poltrona próxima à lareira, e John Griffin com sua eterna câmera fotografando a todos, e Thomas Merton falando sobre tudo, sobre o Vietnam, sobre a mentalidade norte-americana, sobre Deus, sobre eternidade, sobre a Santíssima Trindade, sobre drogas, sobre tudo. Vida. Vida em sua totalidade. E isto foi brilhante. E de repente Jacques estava mais jovem diante deste Thomas Merton, que era realmente uma força natural. Thomas Merton leu para nós alguns poemas de Bob Dylan, e depois podíamos ouvir as músicas. E foi realmente extraordinário, (…) pois nesta casa minúscula o mundo inteiro estava concentrado.”

(texto traduzido por Leandro Mello a partir da página http://fatherlouie.blogspot.com.br/2007/07/life-in-its-totality-addendum-to.html)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref