Pular para o conteúdo principal

O QUE É A IDEOLOGIA DE GÊNERO? Claudio Silva entrevista o professor Padre Jorge Alves


Click e assista o programa na íntegra:



Ideologia de Gênero - Conceito: Enquanto o termo “sexo” se relaciona à natureza e implica duas possibilidades (homem e mulher), o termo “gênero” é tirado da lingüística, na qual distinguem-se três variantes: masculino, feminino e neutro. As diferenças entre homem e mulher não corresponderiam a uma natureza dada, mas seriam meras construções culturais, “plasmadas” sobre papéis e estereótipos que em cada sociedade se atribui aos sexos, socialmente construídos.

A ideologia feminista de Gender se difunde a partir da década de 1960-1970. Sustenta que a feminilidade e a masculinidade não seriam determinadas basicamente pelo sexo, mas pela cultura.
O gênero é uma construção cultural; por conseguinte, não é nem o resultado casual do sexo nem é tão aparentemente fixo como o sexo.  Teorizando que o gênero é uma construção radicalmente independente do sexo, o próprio gênero torna-se um artifício livre de vínculos. Homem e masculino pode ser referidos tanto a um corpo feminino como a um masculino; e mulher e feminino, seja a um corpo masculino, seja a um feminino.

O “feminismo do gênero” (expressão usada por  Christina Hoff Sommers no livro Quem roubou o feminismo?) é uma ideologia que quer ocupar-se de tudo e segundo a qual a mulher norte-americana é escrava de um sistema patriarcal opressivo. Para Christina Hoff há a diferença entre as feministas de gênero e as feministas da igualdade que acreditam na igualdade legal e moral dos sexos.

Neomarxismo: Segundo Dale O’Leary, a teoria do feminismo de gênero baseia-se numa interpretação neomarxista da história. Tem origem na afirmação de Marx de que toda história é uma luta de classes dos opressores contra os oprimidos, numa batalha que se resolverá só quando os oprimidos tomarem consciência da sua situação, fizerem a revolução e impuserem uma ditadura dos oprimidos. A sociedade será, então, totalmente reconstruída e emergirá uma sociedade sem classes, livre de conflitos, que assegurará a paz e a prosperidade para todos.

Para a ideologia de gênero a realidade da natureza incomoda, perturba e por isso deve desaparecer. O que é natural não é necessariamente um valor humano. Toda diferença entre um homem e uma mulher é construção social. Não existem dois sexos, mas muitas “orientações sexuais”.

Papéis socialmente construídos

“Por gênero entende-se os  papéis e as responsabilidades da mulher e do homem determinados socialmente. O gênero é relativo ao modo como nos percebemos e acreditamos  pensar e atuar como mulheres e homens em virtude da estrutura social e não pelas nossas diferenças biológicas”. (Definição de um panfleto que circulou na reunião do Comitê Preparatório de Pequim. 1995). Para esses, o propósito dos defensores da perspectiva de gênero é chegar a uma sociedade sem classes de sexo. Para isso propõem desconstruir os relacionamentos familiares, a reprodução, a sexualidade, a educação, a religião e a cultura, entre outros.
Para Dale O’leary  o feminismo de gênero é um sistema fechado contra o qual não há como argumentar. Não se pode apelar à natureza, nem à razão, nem à experiência, nem às opiniões ou aos desejos das mulheres reais, porque segundo as feministas de gênero tudo isso é “socialmente construído”. Não importa quanta evidência se reúna contra suas idéias.

Papa João Paulo II disse: “A família, fundada e vivificada pelo amor, é uma comunidade de pessoas: dos esposos, homem e mulher, dos pais e dos filhos, dos parentes. A sua primeira tarefa é a de viver fielmente a realidade da comunhão num constante empenho por fazer crescer uma autêntica comunidade de pessoas”. (Familiaris Consortio, 18).

Numa audiência, Papa Bento XVI, nos exorta: “ Animada e sustentada pelo mandamento novo do amor, a família cristã vive a acolhida, o respeito, o serviço para com o homem, considerado sempre na sua dignidade de pessoa e de filho de Deus. E por fim, Papa Francisco em sua Mensagem para o 49º Dia Mundial da comunicações sociais  defendeu que “ A família mais bela, protagonista e não problema é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos”.

E no Brasil, a CNBB também tem se posicionado de forma precisa a fim de defender a família dessa artimanha politica que tem o fim de por em cheque a estrutura Judaico Cristã da família. “Um olhar especial merece a família, patrimônio da humanidade, lugar e escola de comunhão, primeiro local para a iniciação à vida cristã das crianças, no seio da qual os pais são os primeiros catequistas”.


Padre Jorge Alves FILHO, Mestre e Doutor em Teologia Pastoral com ênfase em Familia. 

Referencias bibliográficas:

LEXICON -Pontifício conselho para a Família
Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Impresso na gráfica das escolas salesianas. SP. 2002.
FAMILIARIS CONSORTIO. 20ª edição, 2007, Paulinas, SP.
A Família, o Trabalho e a Festa. Catequese preparatória para o VII Encontro Mundial das Famílias (Milão, 30 de maio a 3 de junho de 2012). Edições CNBB.
Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor. Mensagem para o 49º dia mundial das Comunicações sociais. Papa Francisco. Paulus, Paulinas, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref