Pular para o conteúdo principal

ATAQUES À FAMÍLIA SÃO SUICÍDIO DA HUMANIDADE, DIZ CARDEAL MULLER

Cardeal Gerhard Müller sai em defesa da família: “A diferença entre homem e mulher é uma realidade positiva porque reflete a vontade de Deus na criação”.
A Congregação para a Doutrina da Fé foi a principal responsável pelo colóquio internacional e inter-religioso Humanum, que, por três dias, falou sobre a complementaridade de homem e mulher no casamento.
O prefeito da Congregação, Cardeal Gerhard Müller, falou com o Register no dia 18 de novembro, perto do fim da conferência, para avaliar como o encontro foi conduzido, discutir o que mais pode ser feito para defender o matrimônio e prever como o colóquio poderá complementar o Sínodo dos Bispos sobre a família.
National Catholic Register: Como aconteceu esse colóquio? Ele correspondeu às suas expectativas?
Cardeal Müller: Ele tem ido muito bem até agora. Todas as nossas expectativas foram correspondidas e até superadas! É algo extraordinário que tantas comunidades cristãs e 14 religiões do mundo possam se reunir para dar testemunho de convicções básicas a respeito do matrimônio. Mesmo vindo de diferentes tradições, entendimentos, categorias e concepções, houve uma notável unidade sobre a natureza do matrimônio.
(...)
O que todos nós compartilhamos é um ponto de referência comum na natureza humana, o essencial da existência humana e o relacionamento entre homem e mulher como uma célula, como um ponto de partida para o bem do casal e também das crianças.
(...)
Register: Parece estranho que essa conferência não tenha acontecido antes, que não tenha havido essa ênfase no matrimônio, dado que ele tem estado sob constante ataque pelos últimos 50 anos. Você gostaria de ter visto um evento como esse acontecer mais cedo?
Müller: De fato! Durante este período de mais de um ano em que estivemos preparando o colóquio, nós na Congregação para a Doutrina da Fé ouvimos várias vezes: “Isso é novo” ou “Nós nunca fizemos algo assim antes!”. Talvez esse evento devesse ter acontecido antes, mas agora a crise que enfrenta a família aguçou o nosso senso para o quanto esse tipo de testemunho internacional e inter-religioso é necessário.
O modo como a família é desvalorizada ou ameaçada em vários lugares é como estar à beira de um precipício. Nós devemos parar – e não dar o último passo, que não tem volta. Nos ataques ao matrimônio enquanto união complementar entre homem e mulher, estamos vendo como que um suicídio da própria humanidade, especialmente no Ocidente secularizado – na Europa, nos Estados Unidos, na América do Norte. A diferença entre homem e mulher é uma realidade positiva porque reflete a vontade de Deus na criação, e a vontade de Deus é boa e visa o desenvolvimento humano!
Register: O que pode ser feito, além de uma conferência como essa, para que a maioria silenciosa seja ouvida e para reagir à minoria falante que tenta redefinir o casamento?
Müller: Isso é fundamental. Muitas pessoas têm dado ênfase aos esforços para redefinir o matrimônio ou têm focado os problemas na família. As pessoas pensam que o relacionamento entre homem e mulher é discutido todo o tempo... mas não é. A discussão é sobre sexo ou relações fracassadas, mas não sobre por que homem e mulher foram designados para viver juntos ou como eles complementam e completam um ao outro. É nisto que a vasta maioria das pessoas está interessada: em como tornar o seu casamento melhor, mais forte, mais satisfatório e vivificante.
A maioria silenciosa até agora não entendeu o que está acontecendo na sociedade ou tem sido silenciada pelo uso da palavra ‘discriminação’, aplicada àqueles que querem defender a família tradicional. Mas não podemos dizer que a relação básica entre homem e mulher é apenas um produto social ou cultural, um ‘presente’ de um governo ou um constructo humano. Mais do que isso, ela é uma base. Do mesmo modo, dignidade pessoal e liberdade não são produtos sociais e culturais, mas estão inscritos na nossa própria natureza, como homem e mulher, criados à imagem de Deus.
As crianças, também, não são um produto da sociedade ou um mero objeto do Estado, do governo. Os governos não podem substituir a responsabilidade primordial dos pais para os seus filhos, nem negar às crianças o direito de crescer com uma mãe e um pai.
Register: Em seu discurso, você falou sobre homem e mulher caminhando rumo ao divino, por meio do casamento. Você pode falar mais sobre isso?
Müller: Na tradição católica, o matrimônio é baseado na criação, e essa criação expressa a vontade de Deus. Na história da salvação, Deus enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, que é a vontade de Deus encarnada, para a nossa salvação. Em Cristo, o estado natural do casamento, o vínculo natural entre homem e mulher no matrimônio, é elevado a um sacramento, a um sinal e instrumento de Sua graça e de Sua própria relação com a Igreja.
O vínculo de unidade entre o homem e a mulher que se amam, no matrimônio, é expresso pelo amor de Jesus Cristo à Sua Igreja. E esse é um amor de doação, um amor crucificado: que poder há no sagrado matrimônio dos cônjuges para realmente perceber que eles estão diante de um meio, um instrumento, não só para a própria santificação, mas para a divinização de todas as pessoas que entram em contato com o amor divino da Trindade através de sua vida de casados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref