Pular para o conteúdo principal

O PROFETA ELIAS ELEVADO "QUASI IN COELUM": OS CATÓLICOS ACREDITAM EM SUA VOLTA?

http://www.eacfacfil.net/wp-content/uploads/2011/11/Dieric-Bouts-1464-66.-Elias-no-deserto3.jpg 
 
O profeta Elias é considerado pelos católicos como o pai e fundador da vida monástica. Segundo registra o livro de Reis o profeta teria vivido a experiência da vida espiritual ascética e recolhimento na solidão do Monte Carmelo atraindo vários discípulos, dentre eles o seu precursor Elizeu. Elias é intitulado por alguns exegetas como o profeta das exceções devido a uma vida prodigiosa e de perfeita obediência a Deus, sua vida é marcada por acontecimentos extraordinários na fé, bem como, ser arrebatado em corpo e alma num carro de fogo (II Reis 2, 11), ter rezado para que não chovesse e de fato não choveu (Tiago 5:17-18), ter clamado pela chuva depois de uma vasta temporada de seca e de fato Deus mandou a chuva, ter pedido fogo do céu desafiando os profetas de Baal (I Reis 18,37) e Deus tê-lo honrado, dentre outros feitos, porém o que mais intriga os teólogos de todos os tempos é a profecia de que Elias haveria de voltar.
As escrituras não relatam a morte de Elias, somente registra o estranho episódio de seu arrebatamento, dando a entender que o mesmo não teria de fato passado pela morte carnal e a consagrada tradição da Igreja Católica não descarta essa possibilidade, ainda que por meios ainda não explicados. A Sagrada Escritura, na versão dos Setenta, diz ter sido ele arrebatado "quasi in coelum" que traduzindo do latim para o português seria "quase ao céu". E esta é, comumente, a opinião dos Santos Padres e Doutores da Igreja dos primeiros séculos.
Para alguns deles, Elias foi levado ao Paraíso Terrestre, o lugar de onde haviam sido expulsos Adão e Eva, após cometerem o Pecado Original. Para outros, foi conduzido para uma região ignorada da terra. Entre os da primeira opinião estão Santo Irineu, Tertuliano, Santo Isidoro e São Tomás de Aquino, e entre defensores da segunda opinião está São Gregório Magno. Teodoreto se manifesta indeciso, por considerar insuficiente os dados das Escrituras para que tal fato tão extraordinário fosse claro, e assim também pensa São João Crisóstomo e Santo Agostinho.
E quanto a sua volta, Elias voltará? e quando será? A história da humanidade tem seu centro na história da salvação. Seu eixo consubstancia-se na luta entre o bem e o mal, entre os filhos da luz e os filhos das trevas, entre os que são de Deus e os sequazes do demônio, conforme ensina São Luís Grignion de Montfort. Nesta luta que vai durar até o fim do mundo, ocupa o Profeta Elias um lugar único. Lutador indômito contra os idólatras de seu tempo, arrebatado por Deus num carro de fogo, ele virá no fim do mundo para combater o Anticristo, segundo a interpretação de conceituados exegetas, a tradição imemorial,  a tradição judaica  do Antigo Testamento, bem como a tradição cristã, ambas acreditam em seu retorno antes da segunda vinda de Cristo e esta crença é corroborada por várias passagens do antigo e novo Testamento e de livros deuterocanônicos.
O já citado livro do Eclesiástico é taxativo a esse respeito. Referindo-se ao profeta, exclama: "Tu, que foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos ardentes. Tu, que foste escolhido pelos decretos dos tempos para amenizar a cólera do Senhor, para reconciliar o coração dos pais com os filhos, e para restabelecer as tribos de Jacó" (Eclo 48, 9-10).
E através do profeta Malaquias, Deus repete essa predição: "Vou mandar-vos o profeta Elias, antes que venha o grande e temível dia do Senhor, e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não mais ferirei de interdito a terra" (Ml 3, 23-24).
De tal modo a idéia da volta de Elias estava fixa na mente dos judeus, que Jesus era o próprio profeta Elias em (Mt 16, 14; Lc 9, 8), e igualmente pensaram o mesmo de São João Batista em (Jo 1, 21), porem João o batista, como se pode ler no versículo indicado, negou imediatamente que o fosse, embora a palavra afirma que ele tivesse vindo "no espírito e no poder de Elias, reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1, 17).
Acima de tudo, são decisivas as já citadas palavras de nosso divino Salvador: "E ele, respondendo, disse-lhes: Elias certamente há de vir (antes de minha segunda vinda), e restabelecerá todas as coisas" (Mt 17, 11).
Assim, antes da primeira vinda do Messias ao mundo, São João Batista foi enviado como precursor. Antes da segunda vinda, próxima do grande e terrível julgamento final, Elias deverá retornar. Ele, o príncipe dos profetas e prefigura de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda não terminou sua missão: há quase três milênios aguarda a chegada do fim dos tempos. 

Pintura obra clássica do pintor flamengo do século XV, Dirck Boult (1415 - 1420)
 
Fonte de pesquisa: 

Mons. João Clá Dias EP (Revista Arautos do Evangelho, Jul/2002, n. 7, p. 7 à 10).
Revista Catolicismo, supra citado pelo site Lepanto: http://www.lepanto.com.br/catolicismo/vida-de-santos/santo-elias/ http://www.catolicismo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref