Pular para o conteúdo principal

VAMOS FALAR DE SEXO?



Reciclagem da vida Antes de mais nada, quero dar as boas vindas àqueles que chegaram até aqui através dos diversos mecanismos de busca do GOOGLE ou qualquer outro site de pesquisa, sinto muito por decepcioná-lo, mas não teremos aqui fotos, vídeos ou coisa parecida, se é que é isso que procuras. Trataremos aqui sobre a temática do sexo do ponto de vista semântico e conceitual, e veremos qual é a sua importância na vida do ser humano. Convido você a não fechar a pagina sem antes ler pelo menos mais dois parágrafos, juro que não irão se arrepender.



Segundo o Google Trends, “sexo” é uma das palavras mais pesquisadas na internet, sendo digitado no portal de busca aproximadamente 150.000.000 de vezes... isso mesmo, cento e cinquenta milhões de vezes a cada 26 segundos, ficando na frente de outras palavras como por exemplo, “amor”, “perdão”, “oração”, “homem”, “mulher” e outras mais. Mas o que procuram os internautas quando digitam a palavra “sexo” na internet? Procuram por sexo mesmo ou  procura pelos seus pseudônimos? 

A palavra tem sofrido diversas variações ao longo das décadas, e chegando a significados completamente contrários. Sexo vem do termo latino "Seccare" que quer dizer dividir, partir, cortar. O que esta etimologia, especificamente, pode significar é que a palavra "sexo" transporta consigo a marca da divisão, do corte, e da incompletude. Aristófanes narra-nos a história de uns seres originários (os seres andróginos), de natureza dupla, com quatro pernas, quatro braços, duas cabeças, dois corações e dois sexos. Eram seres de enorme força, inteligência e orgulho, pelo que decidiram desafiar os deuses na sua autoridade. 

Os deuses, porém, não podiam suportar a arrogância e o sentido de autonomia de semelhantes seres, pelo que, necessitando embora dos seus serviços, decidiram cortá-los ao meio, de modo a diminuir o seu poder e pôr fim ao seu orgulho. Nesta operação, participou não só Zeus, mas também Apolo, seu filho dilecto. Afirma Aristófanes "O umbigo que está constantemente abaixo dos seus olhos é a cicatriz dessa vivissecção constitutiva" (Brun, 1994: p. 174). Desde então, "cada metade, suspirando pela sua metade, ia ter com ela; abraçando os seus corpos, enlaçadas uma na outra, desejando ser um único ser, acabavam por sucumbir à inanição e, de um modo geral, à incapacidade de agir, porque nada queriam fazer sem a outra metade. Zeus transporta então os órgãos sexuais para frente do corpo de cada ser - enquanto estes estavam na face exterior do corpo - de modo a permitir o acasalamento que assegurasse a geração da espécie ou a satisfação dos desejos.


No livro de Gênese que narra simbolicamente o surgimento do homem e da mulher na face da terra, afirma que o homem foi criado a partir do pó da terra e a mulher veio em seguida para ser sua companheira, sendo extraída da costela desse homem. O livro ainda relata que naturalmente há no homem e na mulher uma atração um pelo outro que em certo momento os fará romper com as estruturas familiares de origem, para viverem juntos e formar uma nova de definitiva família. “por isso um homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher.” (Gn 2, 24.). O texto bíblico tem alguma relação com o mito dos deuses relatado acima por Aristófanes, de certa forma, o Gênese afirma que essa atração entre homem e mulher é de fato pelo motivo qual um é parte do outro. “sereis uma só carne!”.

Os significados para a palavra sexo, segundo a língua portuguesa é de fato a divisão do gênero humano em machos e fêmeas, homens e mulheres. Essa definição é confirmada pela própria biologia genética do homem, resguardando as raríssimas exceções, que merecem é claro acompanhamento médico e psicológico, mas geralmente homem nasce com pênis, órgão sexual que determina a sua masculinidade, e a mulher nasce com vagina, órgão sexual que determina a sua feminilidade. Há uma corrente politico-filosófica que quer implantar a esses conceitos a ideologia de gênero, mas é uma ideologia que só tem ganhado notoriedade devido aos investimentos de fundações e instituições que defendem outros interesses que vão muito mais além da questão, porquê do ponto de vista conceitual nem deveria ter espaço para questionamentos, trata-se de uma verdadeira revolução semântica, como afirmou alguns especialistas.

A relação sexual, que subentende-se a pratica genital entre homem e mulher, ou seja, a interação dos órgãos sexuais masculinos em contato com os órgãos sexuais femininos, é uma prática que deve ser feita com responsabilidade e sempre aberta à procriação e perpetuação da vida humana, logo, entendemos que o ideal seria que a pratica sexual estivesse condicionada ao sacramento do matrimônio. Infelizmente hoje a pratica sexual está cada vez mais individualista e egoísta, visando apenas a satisfação pessoal, isso não é pratica sexual com dignidade, isso é pratica de erotismo. Diz o Catecismo da Igreja Católica que "a união do homem e da mulher no casamento é uma maneira de imitar na carne a generosidade e a fecundidade do Criador. (...) Dessa união procedem todas as gerações humanas." (Catecismo da Igreja Católica, 2335). Diz também o Catecismo que, pela sexualidade, “os esposos participam do poder criador e da paternidade de Deus.”

A Moral Católica ainda define a relação sexual entre homem e mulher, devidamente resguardados pelo véu do sacramento do matrimônio, como uma dádiva de Deus, e tem uma função dupla na vida do casal; ou seja, o carácter unitivo, para unir afetivamente o casal, e o caráter procriativo, para a procriação e perpetuação da espécie. Segundo o magistério da Igreja, um sacramento não é maior que o outro, logo o matrimônio tem igual importância para Deus como o sacramento da ordem e todos os outros. Se o padre tem o altar, como o centro de sua vida sacramental, o casal tem em sua câmara nupcial, ou pra ser mais exato, na sua cama o centro de sua vida sacramental matrimonial. O padre traz Jesus através do sacrifício eucarístico, e o casal traz a vida através da pratica sexual sob o véu do matrimonio.

Por isso, pra finalizar nosso texto, podemos afirmar que essencialmente o sexo não é maldição, não é promiscuidade, o sexo é bênção de Deus e deve ser vivido intensamente sob o véu do sacramento do matrimônio e a constituição da família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref