Pular para o conteúdo principal

MARIA, A MULHER DO ADVENTO!

Sermão do primeiro Domingo do Advento, por Claudio Roberto da Silva

O mês de Dezembro é muito especial para o cristianismo, pois marca a comemoração da natividade de Cristo. Para o católico essa data é ainda mais importante, pois a liturgia nos leva a vivenciar o grande Advento, estamos em vigília e oração constante na espera da vinda gloriosa do Rei dos reis.  Durante este tempo, os fiéis são exortados a se prepararam dignamente para celebrar o aniversário da vinda do Senhor ao mundo como a encarnação do Deus de amor, de maneira que suas almas sejam moradas adequadas ao Redentor que vem através da Sagrada Comunhão e da graça, e em conseqüência estejam preparadas para sua vinda final como juiz, na morte e no fim do mundo.

Nesse tempo litúrgico, a Igreja apresenta Maria como grande modelo e protagonista do advento católico, é inserido no mês importantes festas Marianas, em preparação ao Natal: Dia 8, festa da Imaculada Conceição, dia 12, festa de Nossa Senhora de Guadalupe e por fim no dia 29, festa da sagrada família. 

Após a escassez de santidade sobre a terra (Salmo 14, 2), Maria fora escolhida pra gerar o Filho de Deus (Lc. 1, 38), este que seria a salvação da raça humana, inclusive a sua própria salvação, por antecipação. Ela esteve ao lado de Jesus em sua tão corrida vida pública (Lc. 11,27), ela é lembrada não somente como aquela que doou a barriga para ser gerado o Filho-Deus, mas como aquela que ouviu a palavra e a pôs em prática (Lc. 8,21). 

Maria é cumprimentada pelo anjo como aquela que é cheia de graça. Se os anjos são habitantes das regiões celestes, logo sua linguagem toda é do céu, sem nenhuma interferência humana, dessa forma podemos afirmar que somente por méritos divinos a ela chamamos de “agraciada” (Lc 1,26). Como se não bastasse a cheia de graça esteve em pentecostes com os discípulos para receber o Espírito Santo (At. 2,1ss) dando exemplo aos seus devotos que nunca é demais buscar a Deus. Maria estava ao pé da Cruz (Jo. 19,24) vendo o seu filho padecer sem culpa, e logo após a sua morte fora levada para a casa de João o discípulo amado (Jo. 19. 27). Maria foi testemunha da ressurreição de seu filho juntamente com os discípulos (Jo. 20,19) e aproximadamente cinqüenta dias depois já estava congregando com a pequena comunidade apostólica no cenáculo em pentecostes.

A celebração litúrgica do tempo do advento nos ajuda a pensar que não é nenhum exagero de hermenêutica dizer que a mãe do salvador será o amparo dos cristãos no grande dia de sua segunda vinda, visto que muitos teólogos já afirmaram essa realidade ao longo dos séculos, tais como, Santo Afonso de Ligório, São Luiz Maria de Monfort e outros grandes santos e doutores. Ela esteve com Jesus em todos os principais eventos evangélicos narrados por Lucas e João, porque não estaria nesse que será o grande evento? Em Fátima Maria disse aos pastorezinhos, dentre eles Lúcia que relatou ao Bispo de Leiria as palavras tal como ouvira da própria Senhora “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!”.

No livro do Apocalipce capítulo 12, João o discípulo amado, o mesmo que levara Maria pra casa (Jo. 19, 27) relata a sua visão “uma mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo de seus pés.” (Ap. 12,1) e nos dá uma idéia de como a mãe do salvador nos prestará o seu auxilio no advento do grande dia final. Ela gritava com a ânsia de dar a luz. Neste contexto  o Cristo já nos nasceu, seu grito agora porém é um forte apelo aos cristãos de voltarem novamente os seus olhos para Deus, Maria nos chama à conversão para escaparmos do vomito da serpente, não é atoa que em várias aparições de Nossa Senhora ao longo desses dois mil anos de devoção ela nos exorta “convertei-vos!”



Para aprofundar:

A CANTINA LITERÁRIA selecionou alguns textos de Teologia mariana, postado em anos anteriores para que você possa mergulhar um pouco mais no tema:







Um bom advento a todos e um Feliz Natal!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref