Pular para o conteúdo principal

AVISO AOS NAVEGANTES: A CRUZ ESTÁ VAZIA! APÓS O SACRIFÍCIO, O CRISTO DELA DESCEU!



Foto: Arquivo pessoal: Santuário N. S.a Piedade Cel Fab.
No alto de nossas Igrejas Católicas é fácil visualizar o destaque que se dá à cruz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, essa que representa a vitória de Cristo sobre o mundo e sobre o pecado, que também é a nossa vitória. Ora se vê a cruz e o sacrifício (crucifixo = cruz + sacrifício), que é o madeiro e a imagem do Cristo que deitou sobre ele para carregar nossos pecados, outrora e na grande maioria das vezes se vê a cruz nua, limpa, sem a imagem do sacrifício. Algumas igrejas protestantes, presumo que na tentativa de um dialogo ou na tentativa estratégica de atrair cristãos, também começaram a utilizar essa marca como um importante símbolo de nossa fé colocando em seus umbrais a cruz nua, dessa forma, facilmente algum descuidado poderá confundir as faixadas e achar que ali tem uma Igreja Católica Por causa da cruz, mas não confundam “Carolina de Sá Leitão com Caçarolinha de assar leitão!”.

Há até mesmo uma estória da Freira Serafina Micheli que está em processo de beatificação no Vaticano, ao chegar em missão à uma cidade, foi procurar uma igreja pra fazer suas orações e encontrou todas as paróquias fechadas e saiu a procurar alguma em que pudesse fazer ao menos as orações do lado de fora, quando viu um pequeno edifício com uma cruz elevada em seus umbrais se prostrou e iniciou suas preces. De repente um anjo aproximou-se dela e lhe informou que ali se tratava de uma Igreja protestante e que Jesus sacramentado não estava ali, e à reorientou até uma capela católica mais próxima. Essa personagem da hagiologia católica infelizmente não é uma figura tão popular, porque seu testemunho é um espinho na carne dos ecumenistas. A futura beata relata em seus diários espirituais, que no trajeto até capela do Santíssimo o anjo lhe disse que aquela era uma das igrejas fundadas por Lutero e em seguida mostrou-a a alma de Lutero padecendo no inferno.

Santa Rosa de Lima com seu amor inestimável à cruz disse: "Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu". O Concílio Vaticano II direcionando a liturgia da centralidade da cruz no altar quer evidenciar nossa relação com a cruz não somente ao culto liturgico. Essa teologia não quer nos reduzir ao apego ao sofrimento, mas nos convidar ao seguimento responsável com o Cristo e o seu mandato evangélico "tomar a cruz e a segui-lo" (Mt 16, 24).
Fonte: google

Mas voltemos à hermenêutica da Cruz! Se há nos umbrais das igrejas o cruz-sifixo, é a memoria viva de que Nosso Senhor subiu nela, e deve ser reverenciada como um sacramental. Isso não quer dizer que o “Deus dos católicos ainda está pregado numa cruz”. Como um sacramental o crucifíxo tem a função de nos lembrar o sacrifício do calvário e nos remeter Àquele que venceu por meio dela. Por outro lado, se há em outros umbrais das igrejas a cruz nua, e a ausência sacrifício, só pode significar a cruz (d.C) depois de Cristo, ou seja, está vazia mas ainda com as manchas do sangue salvador do Cristo que dela desceu. 

A cruz vazia nunca deve representar a cruz imune ao sacrifício, o calvário antes do Cristo habitá-la era apenas o gólgota, lugar da caveira, lugar de morte, quando o Cristo nela habitou passou a significar o lugar da expiação da culpa “de muitos” (Mt. 26,28) e consequentemente a nossa salvação.

Logo podemos concluir que o cristão católico não está imune à cruz e ao sofrimento temporal, a cruz católica está intimamente ligada ao sacrifício, se ela está vazia o Cristo dela desceu ressuscitado após passar pelo sacrifício e as evidencias do sangue ainda está lá, por outro lado se nela há a imagem do sacrifício tem a função representativa do Cristo ressuscitado que um dia ali esteve pendurado. Sendo a cruz a simbologia da vocação católica, fatalmente concluo que nossa vida nunca deverá ser desligada ao sacrifício/sofrimento e quando falamos em sacrifício podemos remeter também ao sacrifício eucarístico que o católico nunca poderá se desligar, e enfim o sacrifício cotidiano, dos desafios da vida corriqueira, esse que nunca estaremos indiferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref