Pular para o conteúdo principal

UM ENSAIO SOBRE A MORTE E SUAS NUANCES



 

Para escrever esse artigo eu peço uma licença poética à esplendorosa dama Teologia, essa que considero a mãe de todas as ciências, apesar da tenra idade jovial e a ausência de pretensão de o ser. Tratarei de falar sobre a morte divagando em outras teorias que também são interessantes ao desenvolvimento do pensamento, mesmo que em algum momento não deva ser levado tanto a serio. 

A morte é e sempre será o maior enigma da humanidade, marcado pela incerteza de quando ela virá, o que será e pra onde nos levará. Ao redor da morte o homem criou a religião para tentar explica-la ou tentar justifica-la e em alguns momentos para sobreviver apesar dela.

Se pensarmos na teoria evolucionista, o homem de Neandertal teve que se deparar com a morte a mais de 200 mil anos, na era do gelo. A escassez de carne dos seres vivos que era acostumado a caçar fez com que essa espécie homo evolutiva procurasse outros tipos de alimentos na planície e passou a ser também vegetariano além de carnívoro. Para se esquivar da morte essa espécie descobriria centenas de anos depois dentre esses vegetais as ervas que tinham poderes curativos e anestésicos contra as feridas e as dores da difícil vida primitiva, mas também encontrou dentre essas, outras ervas que o levaria a morte.

A morte é matéria prima para os poetas e artistas de todas as épocas, a morte é perseguida pelos santos e místicos, a morte é uma obsessão para os filósofos, a quem diga que quando o homem descobre que vai morrer um dia, ele começa aí a ser filósofo, pois o filósofo questiona tudo, menos a certeza de que um dia vai morrer. Que a vida (pelo menos a vida carnal) é finita é a única certeza da filosofia, apesar dessa não arriscar afirmar o que é a morte, sabe que de alguma forma ela existe. 

Na literatura bioética a morte é tratada como um problema é a terminalidade da vida, essa (a vida) que para esse campo da ciência é uma verdadeira ambição, tem a morte como uma ameaça sepulcral. Nesse campo de batalha terá sempre o confronto entre a finitude da vida e o anseio pela eternidade ou longevidade da carne. (Paulo Franco Taitson. 2012). Seria a ambição pela vida ou o medo da morte?

A morte é uma incógnita para os filósofos e para os teólogos, porem esses dois atores se posicionarão frente a ela de forma completamente distinta. Ambas reconhecem que um dia, não se sabe quando, onde ou para onde o levará, o homem se deparará com a morte. Para o filosofo a morte é o fim, é quando o sujeito dá seu ultimo suspiro, quando o cérebro elabora seu ultimo pensamento, é quando o coração dá sua ultima batida e quando os ouvidos escutam a ultima canção e o corpo já inerte se despede da vida. Para o teólogo a morte não é bem assim, a morte seria uma espécie de portal para uma outra vida, ao morrer o indivíduo ganha carácter de eterno, se vai o corpo, a carne e “fica” a eternidade da alma, dependendo da moral e do comportamento, o local que essa alma passará a eternidade será definido entre “céu ou inferno”, ou seja, eternamente feliz o desgraçadamente infeliz.

Neste contexto... só neste contexto... eu fico dividido entre a filosofia e a teologia. Enquanto a filosofia observa a vida, tendo em vista a hipótese da morte, o ator sabe que essa vida será a única oportunidade que terá para ler todos os livros possíveis, escutar todas musicas possíveis, ter e abraçar todos os filhos possíveis, e em suma, ser feliz o quanto antes, até que a senhora morte apareça com sua foice e determine a terminalidade de sua existência. Aí já era. Não dá mais tempo. Tudo acabou. Por outro lado o teólogo passa a vida a observar a morte e deslumbra a possibilidade de ser feliz depois dessa vida. E está propenso a viver uma vida inteira de infelicidade conformista, porque sabe que a plenitude da vida está no desprender da carne para a eternidade da alma. 

Talvez tenhamos tempo ainda de aprender com os monges antes que chegue o nosso fim. Cada religioso que adentra o mosteiro é persuadido à compreensão da morte do ponto de vista filosófico e teológico. Não sei se por essa virtude, é sabido que há um costume entre eles de viverem em constante e solitária reflexão sobre a vida, e quando um encontra com o outro dentre as paredes da abadia, um diz: “Mementos moris!” ao passo que o outro responde: “Carpe diem!”. Uma expressão do Latim que quer dizer “vais morrer!” e o outro responde na mesma língua “aproveite o hoje!”. Talvez esse costume monástico seja a junção entre o filósofo e o teólogo. Se só temos o hoje, devemos aproveitá-lo ao máximo, e o amanha será depois, ainda que eternizado só será depois.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref