Pular para o conteúdo principal

MEU FILHO VAI SER SANTO! PRETENSÃO OU OBSTINAÇÃO?



A família tradicional católica é chamada sempre a fecundidade como forma de testemunho eficaz contra a cultura individualista de uma sociedade, que tenta impor a falsa ideia de controle de natalidade até as ultimas consequências. Dessa forma, somos chamados a gerar filhos para Deus, ou melhor, gerar filhos santos para Deus.

Não é uma espécie de incentivo de produção em série, a Igreja também se preocupa com a qualidade de vida de uma família, com a garantia dos direitos básicos da criança dentro de uma estrutura familiar, bem como educação, saúde, esporte e lazer e etc. Para tanto, mesmo com esse chamado à fecundidade, Ela nos dá a possibilidade de um planejamento familiar saudável através do método Billings.
É no parágrafo 1653 que o Catecismo da Igreja Católica explica essa questão: “A fecundidade do amor conjugal estende-se aos frutos da vida moral, espiritual e sobrenatural que os pais transmitem aos filhos pela educação. Os pais são os principais e primeiros educadores dos seus filhos (177). Neste sentido, a missão fundamental do Matrimónio e da família é estar ao serviço da vida (178)”. No livro de Gêneses o autor sagrado nos deixa a ordem no imperativo: “sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn. 1,28). Esses precedentes bíblicos e da tradição nos dá um conceito mais profundo do que venha a ser a fecundidade na dimensão católica, é a preocupação com a procriação, mas também, e muito mais importante a evangelização da prole.
O atual papa emérito Bento XVI, discursando às famílias de diversas partes do mundo na cidade de Valência, Espanha, no dia 08 de Julho de 2006 disse que a família é uma instituição de mediação entre o indivíduo e a sociedade. É ela quem forma homens e mulheres para o mundo, e se o mundo não está melhor é porque não está tendo famílias melhores ou as famílias “boas” não estão inspirando de forma positiva os seus filhos. É normal ouvir por aí pais afirmando com otimismo “meu filho vai ser médico!” “meu filho vai ser engenheiro!” ou aqueles votos desejando o melhor para os seus! Isso tudo é muito bom, mas, além disso, estamos desejando gerar filhos santos para o mundo? Filhos médicos santos, filhos políticos santos? Engenheiros santos?
Se olharmos para o contexto atual em que vivemos de violência contra a instituição família, de relativismo praticante, onde nada mais é pecado, onde tudo é permitido, e a desconstrução e inversão de valores, veremos que querer ter filhos santos não é uma pretensão, ao contrário é a única saída para que os nossos se salvem e isso deveria ser de fato uma ambição dos pais. A santidade não é uma faculdade que conquistamos através de meros esforços, santidade é graça de Deus, e é via de salvação. Diferente de um sacramento que também é graça, porem uma graça por imposição, a santidade é uma graça que se alcança por busca pessoal, e não haverá busca pessoal se não houver quem o inspire a buscar, quem o testifique que é possível e vale a pena.
A santidade de vida é individual, eu não posso ser santo no lugar do outro, eu não posso ser santo no lugar do meu filho para que ele se salve, mas nossos filhos devem se inspirar em nós para buscar ser santos e que essa busca valerá a pena e será possível. Que nesse mês de Agosto, mês das vocações e das famílias, a sagrada família de Nazaré interceda por nós e nos inspire a inspirar nossos filhos à vocação primeira de todos, a vocação à santidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref