Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO E A NOVA PRIMAVERA DE LEONARDO BOFF



papa francisco ateusPapa Francisco seria uma espécie de primavera da Igreja segundo um artigo escrito pelo teólogo Leonardo Boff e publicado no site do Estadão. O autor discorre sobre o fenômeno de popularidade e aceitação do novo pontífice, essa primavera significaria uma nova esperança e entusiasmo dos fieis católicos com as atitudes, quebras de protocolos e discursos de Francisco em seus primeiros meses de pontificado. De fato, é notório o renovar das esperanças, os holofotes se voltaram para a Igreja  com a as intervenções de Francisco, mas qual seria a expectativa de Boff para um bom pontificado? Qual seria suas perspectivas? Como escritor, Boff percorre tranquilamente entre o universo do discurso teológico-filosófico ao universo estético-literário, mas tenho minhas dúvidas quanto ao seu posicionamento teológico quanto ao catolicismo ideal, no referido texto especificamente, também não concordo com suas análises dos três últimos pontificados.
Não há que se negar que Francisco tem sido uma esperança de novos tempos para a Igreja. Gostei muito da análise do filósofo Mario Sergio Cortela, ao comentar a escolha do nome Francisco do novo papa, fez uma referencia ao sermão de Padre Antonio Vieira que contemplava uma igreja mais "pastorial" (sic) e menos palacial, que transpassasse os muros da cátedra e pisasse o chão sofrido do povo, sobretudo do pobre. Vieira em sua Beatitude vida deve regozijar com o recente pontífice que tem surpreendido o mundo com a sua teologia de proximidade, de fato é uma primavera para a Igreja, mas daí concluir que os papados de Bento XVI e João Paulo II foi o inverno glacial da Igreja de Roma é uma prerrogativa por demais apelativa, pra não dizer contraditória.
A teologia de Bento XVI foi e ainda é de suma importância para os desafios dos nossos tempos, seu convite ao mergulho na doutrina católica e o revigorar das atenções para o Concilio Vaticano II, talvez seja o forte apelo profético da Igreja de Roma à uma sociedade fortemente influenciada pelo relativismo prático. É fato que Ratzinger é mais teólogo que papa, mas considero necessário esse apelo a um verdadeiro aprofundamento no conhecimento da Igreja para melhor amá-la, e se podemos conhecê-la um pouco mais através de sua estrutura doutrinal, da ortodoxia e de sua extensa biblioteca no sagrado magistério, Bento XVI fez bem o seu papel de pastor.
Aparentemente Bento e Francisco são distintos, e a última encíclica, escrita por esses dois papas é prova disso, a quem diga que esse seja o documento à duas penas de dois papas "divergentes", mas como estudioso da teologia pastoral, presumo que um não seja igual, melhor ou pior que o outro e sim uma continuidade concreta e necessária. A centralidade de Bento XVI, que fora interpretado pelo articulista como fechamento eclesial, consigo enxergar aí um profundo resgate à autoestima católica e o autoconhecimento eclesial, ovelha que se reconhece ovelha, enquanto Francisco é o pastor que dela se aproxima para tratá-la e cuidá-la paternalmente.

Louvado seja a divina providencia que nos possibilitou vivenciar a sua pedagogia através dos três últimos pontífices: João (de Deus), Bento (o abençoado) e Francisco (aquele que vai ao “pobre”).

Link do texto analisado:
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades%2cpapa-francisco-traz-uma-nova-primavera-da-igreja%2c1056220%2c0.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref