Pular para o conteúdo principal

PROTESTOS EM TODO BRASIL: OS ANSEIOS POR LIBERDADE POR TRÁS DAS MÁSCARAS DE GÁS



Estamos assistindo a um verdadeiro caos, um campo de batalha ao redor do país devido aos vários protestos que estão pipocando aos quatro cantos de nossa nação, protestos esses que permeiam desde o campo das ideias, politicagem e até a atos de vandalismo. Manifestantes que incendeiam carros e ônibus frente ao planalto central, trânsito parado nas ruas engarrafadas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais pelos manifestantes que gritam por melhores preços das passagens e quanto a incompatibilidade dos gastos com a copa do mundo e outros eventos patrocinados pelo governo, por melhores investimentos na saúde e redução da pobreza.
 Não há dúvidas que esse fenômeno é produto de nossa era, a era da informação como ferramentas do saber e das redes sociais como instrumentos de ajuntamentos populares. Dessa forma os livros, textos e manuais de leis e de direitos estão cada vez mais acessíveis a todos, Não é difícil encontrar adolescentes de espinhas no rosto especialistas em leis e conhecer bem os seus direitos e defende-los como se fossem juízes. Neste contexto, cabe uma boa reflexão: qual tipo de liberdade permeia o imaginário humano? E qual liberdade lhe seria ideal? Através desses mecanismos, seria possível se pensar nessa tão sonhada liberdade, e ainda sim no bem da humanidade? Infelizmente devo sentenciar que não. Não há esperança para essa criatura que resolveu romper com o seu Criador e tomar suas próprias inclinações e por elas lutar com as próprias forças como se Ele não existisse. Seria ultrapassado acreditar que existe um Deus no controle daquilo que Ele próprio criou?
É claro que sabemos que todas essas reinvindicações são pertinentes e necessárias, os gritos por justiça e contra a corrupção não devem ser calados, mas como pensador cristão devo tentar analisar a questão mais profundamente, ou seja, em sua raiz, e se analisarmos a raiz do problema concluiremos que por traz dessas reinvindicações estão mascarados os reais anseios por uma liberdade de defender o que se pensa e  o que se acredita a qualquer custo e uma falsa sensação de autonomia da criatura sem a interferência do seu Criador.
Tão logo, o catecismo da Igreja católica propõe que recorrer a Deus (Criador) através da fé não contraria a liberdade e nem à inteligência do homem (CIC 154), ao contrario nos faz reconhecer nossos próprios limites e ilumina nossas decisões quanto à direção acertada para o bem comum a todos. A Igreja é mestra quando orienta, é mestra por ter recebido do Mestre tal incumbência e também por ser uma senhora de longos anos, não está presa ao agora, ao imediato. A Igreja não pensa no homem de hoje e em seus problemas de hoje, ela pensa no homem e seus problemas de sempre, ou seja, de ontem, de hoje e de amanha, em contrapartida o homem por está enraizado em sua própria contemporaneidade, suas decisões dificilmente corresponderão às necessidades de outros tempos.

E se é pra ouvir a Igreja, como mãe e mestra quanto a verdadeira vida em plenitude e a Liberdade em amplitude para toda a raça humana, essa nos atesta que tal liberdade só se encontra em Jesus Cristo e na observância de seus mandamentos, só Ele pode nos dá, e nEle o homem se encontra pleno em sua identidade humana. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz a Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref