Pular para o conteúdo principal

A MÍSTICA DA SEGUNDA FEIRA



No enredo da criação contida nos trinta e um versículos do primeiro capítulo de Gêneses há uma curiosidade incrível que pode nos interessar sobre a mística que gira em torno do segundo dia da semana de acordo com os povos judeus. Porque será que a segunda feira é um dia tão pesado e difícil? Seria por ser o primeiro dia útil depois de dois dias de folga? Não deveríamos estar descansados ao invés de desanimados e “reclamões” (sic) durante o percurso desse dia? Talvez haja mais mistérios do que possa especular nossa vã filosofia, vejamos o que podemos aprender a esse respeito dentro da cultura bíblico-judaica.
 
Na tradição milenar Judaica, qual derivou a fé cristã, está repleta de símbolos, imagens e sinais, uma riqueza que muitos deles herdamos para a estrutura litúrgica do cristianismo, é claro também que pouco se aproveita dos exageros que é de praxe dentro dos costumes dos judeus, exemplo disso é a numerologia dentro da Torá, ou seja, o Pentateuco cristão, os cinco primeiros livros da nossa bíblia. Em Gêneses 1, 3; Deus cria a luz a partir da força geradora de sua palavra “Fiat Lux”, ao cria-la Ele viu que a luz era boa e esse foi o primeiro dia da semana. No segundo dia, Deus criou o firmamento para separar as aguas e o chamou de céu, esse relato permeia os versículos seis ao oito desse primeiro capitulo, o texto finaliza dizendo “foi o segundo dia”, mas não contem a sentença “Deus viu que era bom”, essa expressão só não se faz presente no relato desse segundo dia da criação, contém no primeiro, no terceiro, quarto, quinto e sexto dia, no sétimo dia Deus descansou viu que era muito bom e ainda abençoou o sétimo dia como o dia de descanso.

Para a hermenêutica judaica a ausência da sentença “Deus viu que era bom” e “E o abençoou” para o segundo dia significa que, além desse dia não possuir nada de relevante que o torne bom como os outros dias, sobretudo o sétimo dia, é um dia sem a benção de Deus, sem a sua proteção. E essa visão transcende da hermenêutica para a vida comum, o judeu acredita que nesse dia é preciso vigiar mais que os outros dias, se no shabat Deus estava plenamente presente, na segunda estariam à mercê da desproteção de Deus e com isso maleáveis aos perigos. Devido a esse fato, na história, percebe-se que em vários momentos os povos Islã, por conhecer também essa simbologia contida na Torá, atacaram por várias vezes os judeus justamente na segunda feira, por entender que estavam sem a proteção de Deus neste dia, com isso seriam facilmente vencidos.

É claro que no cristianismo, a partir da morte e ressurreição de nosso Senhor, algumas expressões ganham significados maiores, não posso negar que por outro lado, algumas expressões significativas, por algum descuido histórico perderam o seu valor, que não é este o caso, no cristianismo não se guarda mais o sábado como o dia de descanso, mas o Domingo por ser o dia do Senhor, na conotação cristã, por sua morte e ressurreição Jesus dá nova vida e sentido aos nossos dias, alicerçado nessa verdade, podemos dizer todas as manhãs, (inclusive na segunda feira) como o salmista “Hoje é o dia em que o Senhor fez para nós, alegremos e nEle exultemos!” Salmo 118,24. Não há dias "maus" para aquele que está em Cristo.

Boa segunda a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref