Pular para o conteúdo principal

CINQUENTA TONS DE CINZA E A REVOLUÇÃO SEXUAL FEMINISTA



Antes de ler esse artigo, aconselho aos meus leitores que também são pais de família a proibirem seus filhos menores de ler este aparentemente inocente livro Cinquenta tons de cinza da autora E. L James.

DivulgaçãoDesde os meus tempos de faculdade, guardo um divertido costume que carinhosamente o chamo de recreio cerebral (as vezes por causa disso entro em algumas enrascadas!). Trata-se de um intervalo de leituras que sempre faço quando termino de ler os prediletos de minha estante, bem como as indicações dos textos, artigos e livros teóricos de meus professores e esses últimos, quase sempre enfadonhos, diga-se de passagem. No topo da lista de minha predileção estão os livros de filosofia, teologia, linguística e teoria literária, sem contar é claro os livros espirituais, esses que não costumo dar intervalos, os tenho sempre comigo.

Num desses recreios, quando me preparava para escolher algum livro que não me forçasse tanto a pensar, me saltou aos olhos o livro de estreia da escritora E. L. James, o primeiro da trilogia de Cinquenta tons de cinza. Ao ler o tema me lembrei vagamente que alguém havia comentado que o livro caiu repentinamente no gosto das mulheres e era um dos best-seller’s nas diversas livrarias por aqueles dias. E de fato era, só se falava em Cinquenta tons de cinza, além disso também me aguçou a curiosidade em lê-lo pelo titulo da obra me soar meio poético (me enganei redondamente!), apesar de claramente se tratar de uma literatura de panfletagem.


O enredo basicamente gira em torno das experiências sexuais e sensuais de Ana Steele, uma jovem universitária com o anti-herói bilionário Christian Grey que se revelara um tremendo cafajeste apreciador do sado masoquismo. Segundo um importante jornal norte-americano a obra de James é daquelas escritas grudentas, que é difícil de largar quando se começa a ler, prende a atenção do inicio ao fim. Como crítico literário eu tenho minhas ressalvas gravíssimas quanto a essa opinião, o livro não tem uma história, além de conter fragmentos desconexos que ninguém explica o porquê de está ali, devo dizer que prende sim a atenção, pelo seu alto teor de erotismo e não pela qualidade da escrita e muito menos pelo conteúdo. E aqui está a minha preocupação maior, o livro se tornou fenômeno entre os adolescentes, da mesma forma que Crepúsculo, crianças de 12 e 13 anos estão comprando e lendo esse livro, com o aval dos pais que não sabem do que se trata. Em alguns momentos me envergonhei de está lendo, e jamais, em sã consciência, deixaria minha irmã, ou filha de 18 anos lê-lo. Além dessa característica agressiva de apelo erótico, a autora deforma a imagem da própria mulher-personagem que passa a se relacionar com um maníaco sexual e assina um contrato garantindo poder a ele sobre as suas ações e de satisfazê-lo.

http://somosandando.com.br/wp-content/uploads/2013/01/50-tons.jpg 
Mas o que de fato me fez pensar no livro como uma peça do discurso feminista? É simples, em primeiro momento, poderia se dizer o contrario, pois no cenário sado masoquista que se insere do inicio ao fim da trama, a mocinha era submetida a humilhações e a uma espécie de submissão moral por parte do “dominador” por sua livre e espontânea vontade, o que faria qualquer ativista feminista arrancar os cabelos, mas a verdade é que o feminismo não parece está muito preocupado com isso, pois tudo é válido na busca pela liberdade do prazer. O que realmente faz parte da agenda de reinvindicações feministas é justamente o rompimento com o que é natural, a mulher tem o direito de ser dona do seu próprio corpo como o homem, de poder se relacionar com uma ou mais pessoas, uma ou mais vezes que quiser e não ter que se preocupar com uma gravidez, que para esse grupo, seria um empecilho em sua ascensão social e profissional.



OS TONS DO FEMINISMO: O MAIOR INIMIGO DA FEMINILIDADE 

 

Nos Estados Unidos, mulheres iradas com faixas e cartazes nas mãos saíam pelas ruas gritando “Mantenha o seu rosário longe do meu ovário!”. Elas gritavam pelo direito de viver como prostituas sem ter que se preocupar em ter filhos, e se caso viessem a ter um por descuido, queriam poder abortá-las sem ser incomodados pelas leis da Igreja ou dos homens que defende a vida desde o inicio de sua concepção. Por que a mulher tem tanta predisposição genética para a maternidade? Teria então errado o criador na hora de fazê-la?  Ou seria as nossas mentes inclinadas ao pecado e ao egoísmo de querer ser melhores que Deus? A Igreja propõe que a experiência sexual na vida do homem e da mulher deve ter um caráter duplo, ou seja, “unitivo-procriativo”. O sexo deve ser uma fonte de aconchego e de encontro entre os casais, ao mesmo tempo em que esses devem está aberto aos filhos que porventura vierem, dessa forma, a sexualidade deve ser vivida dentro de uma dimensão de responsabilidade e estrutura de família preservada pela união matrimonial. Esses grupos acusam a Igreja de ser retrograda, ultrapassada e machista, mas a Igreja nunca admitiu a hipótese de superioridade de gênero entre homem e mulher, ao contrário, os convida a viver em sintonia respeitando uns aos outros a partir dos limites impostos pela própria natureza.

Segundo o teólogo, padre Paulo Ricardo de Azevedo em uma de suas aulas, o feminismo se reverte de uma necessária busca por direitos civis a partir de um deturbado conceito de igualdade de gêneros, mas que na verdade trata-se de uma terrível arma na guerra cultural da nova ética moderna contra os princípios do cristianismo. Porem nessa guerra a mulher sai prejudicada pelo próprio movimento que a representa. No contexto feminista, a mulher que vale é a mulher que mais se parece com o homem, a mulher que “transa” com vários homens, a mulher que não é tão delicada e meiga, a mulher que disputa cara a cara os melhores cargos nas empresas e na sociedade e a mulher que não engravida.

Não me entendam como um indiferente aos direitos e as necessidades de conquistas das mulheres, ainda há muita injustiça por parte do homem por se achar melhor e mais importante que a mulher, mas vejo que nesse contexto está muito mais enraizado uma espécie de rebelião ao proposto pelo criador do que reivindicações de direitos negados à elas. Definitivamente a mulher que vai atrás dos seus direitos, que busca viver sintonia com o sexo oposto, que compreende o seu importante papel na vida e na sociedade faz muito mais por ela mesmo que o feminismo tenta fazer. A mulher é bela por se parecer mulher e por ser mulher, qualquer proposta que fuja disso é deformação de sua verdadeira imagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref