Pular para o conteúdo principal

A DOIS PASSOS, DE PENTECOSTES AO VATICANO II: O FENOMENO DAS LÍNGUAS.



Celebramos nesse final de semana a festa de pentecostes, liturgia que nos remete aos cinquenta dias após a ressurreição de Cristo. Uma festa tradicionalmente judaica que no cristianismo ganha uma releitura numa nova e mais profunda característica religiosa. O que outrora era a festa da colheita “dos cinquenta” passa a exemplificar o surgimento da Igreja ao mundo conhecido na época. O Espirito Santo que se manifesta na vida dos discípulos e se torna inteligível a todos os ouvintes apesar das dificuldades do idioma e dos limites culturais da época.
É tradicionalmente celebrado nesse dia o aniversário da Igreja católica, pois, estando os discípulos de portas fechadas por dois motivos, trancados com medo da repressão dos judeus por serem apóstolos daquele que haviam crucificado, e trancados em oração por ordem do próprio Cristo ressuscitado que havia lhes ordenado que permanecessem em Jerusalém, unidos em oração até que se cumprisse a promessa do envio do paráclito. De repente o Espirito impetuoso adentrou a sala e lhes encheu com a sua força, com o fogo que reanima e os deu coragem para prosseguir a caminhada na história. O trabalho dos discípulos a partir daí ganha notoriedade entre os judeus e passam a se reunir em pequenas estruturas de comunidades.
É notória a mudança extraordinária desses discípulos imediatamente após serem atingidos por essas “línguas fumegantes do Espirito”. Homens medrosos e receosos passam a proclamar a palavra à multidão que ali estava. Sem essa dimensão divina, abrir aquelas portas significava correr risco de morte semelhante à de seu mestre, que dirá então dirigir a palavra àquela multidão de judeus e estranhos? Seria suicídio coletivo. Como se não bastasse Pedro não somente lhes dirigiu a palavra, mas em seu discurso lhes falou da ressurreição daquele que eles haviam matado a pouco mais de um mês.
É pertinente pensar em pentecostes neste contexto, sobretudo nesse tempo solene em que comemoramos cinquenta anos após o encerramento do Concílio Vaticano II, esse que foi sem dúvidas o maior e mais importante evento da era moderna. Para bem celebrar essa festa do jubileu, o então Papa Bento XVI proclamou o ano da fé e convidou toda a Igreja a estudar o CVII concedendo até mesmo premiação de indulgencias a quem o fizesse. Acredito que o papa com a sua lucidez filosófica sabia do que esse convite significava. Estudar o Concílio Vaticano II, numa era de tanta facilidade de acesso a conteúdos e de tantas ferramentas de buscas informatizadas significava cutucar o vespeiro de fervorosas abelhas. Sabendo disso Ratzinger implica sobretudo aos jovens a não terem medo de estudar o Catecismo da Igreja Católica, que nada mais é que um compendio das principais resoluções teológicas e pastorais do CVII.
Gosto muito de ler o CVII através do olhar de Ratzinger, que foi o teólogo mais importante e influente desse evento, sendo um dos auditores durante e depois como Papa Bento XVI, foi o maior interprete e divulgador do seu verdadeiro espirito. Se pentecoste é o oposto da confusão de Babel, Vaticano II é a materialização de pentecostes. É claro que não quero me atrever a denunciar que antes do CVII reinava a confusão de Babel, mas não podemos negar que por esse sínodo, o Espirito torna inteligíveis as “línguas estranhas” no seio da Igreja. Do ponto de vista linguístico o fenômeno da “filocalia” ocorrida em pentecostes fora de extrema necessidade para a difusão da embrionária religião cristã, além de estabelecer a harmonia entre os envolvidos naquela problemática.
O Cristo havia ressuscitado e essa informação deveria sair da pequena cidade de Jerusalém para ganhar o mundo, e o primeiro muro capaz de impedir essa investida seria o idioma. Se não há comunicação, jaz a confusão. Se não fora pentecostes, a novidade da ressurreição estaria vedada a um pequeno grupo que com pouco tempo minguaria podendo chegar à extinção e esquecimento. Sem contar na brilhante estratégia de marketing. Estavam ali os Medos, Alamitas, os Capadócios, os Cretenses e Árabes, se a mensagem chegasse inteligível a eles, e esses voltassem entusiasmados para suas comunidades, com maior facilidade ganhariam o mundo conhecido na época.
Qual seria o caminho da Igreja hoje na hipótese de não ter havido o CVII? A Igreja guardava um precioso tesouro imensurável que devido o seu fechamento ao longo da história, essa preciosidade era acessível apenas há um pequeno grupo que se dedicasse um pouco mais a mergulhar nos estudos da teologia. A brisa refrescante do Espirito adentra as portas da Igreja não para trazer “novidade”, e sim uma renovação, em seu mais nobre significado dar uma característica nova ao que já existe. Ao contrario do que contestam alguns sem-gramática intelectualmente, renovar não é criar novidade, renovação subentende-se que algo já exista, mas por algum motivo se torna ofuscado e num dado momento ganha um rejuvenescimento.
 Foi o que ocorreu a partir de 62, não é por menos que o CVII não tratou de condenar nada e não fora um concílio dogmático, mas um concílio pastoral. Muito temos ainda que mergulhar em sua compreensão e na riqueza de seu conteúdo, não desfrutamos nem o mínimo do que propusera os padres conciliares. Depois de cinquenta anos podemos já colher alguns frutos, porem nunca podemos perder de vista que é só o começo. Como o fenômeno de pentecostes, o Concílio Vaticano II ainda tem muito a nos dizer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref