terça-feira, 30 de outubro de 2012

SECULARISMO VERSOS FARISAÍMO: A IDOLATRIA DO EGO

Por Ivan Lopes, Professor e pregador católico

"Voltar-se as fontes: a biografia dos santos – eles são os maiores intérpretes da Sagrada Escrituras" Beato João Paulo II

Nos tempos atuais com grande facilidade o homem moderno tende-se a coisificar aquilo que é sagrado, tende-se a materializá-lo, de transformar os símbolos, os sacramentos , os ritos, em coisas. Por um lado se vê um extremo fechamento nos costumes, uma extremada idolatria do ego, de outro comtempla-se a secularização; se de um lado impera o farisaísmo religioso, de outro impera a ditadura relativista –onde se torna inútil e absurda qualquer questão que ultrapasse o visível e aquilo que pode ser compreendido. 

Neste último caso o secularismo é o relativismo assumido como critério de verdade, como programa de vida, como doutrina de Salvação, como ideologia. Mas, a secularização jamais significará a liquidação da religião, pois quanto mais se aumenta o conhecimento e autoconsciência do homem, mais se faz necessário a experiência do Absoluto, pois de fato se a secularização em partes conseguiu fazer com que desaparecesse o mistério das coisas sagradas e os vestígios de Deus para imprimir do mundo atual os vestígios do homem, por outro lado, aguçou no coração do homem a nostalgia - desejo – do Absoluto. 

E este desejo do Absoluto o homem secular só chegou após ter pago um preço muito alto pelo seu esquecimento de Deus: depois de ter tocado com as próprias mãos que com a “morte de Deus”, segundo segue-se sempre também a morte do homem. De fato, a secularização, paga com a “morte de Deus”, tornou o homem escravo e não livre, louco e não maduro. Continuemos firmes na defesa da ética e dos valores morais. 

Orai e vigiai é e deverá ser, sempre, a nossa orientação. Por algum motivo, em algum momento, as pessoas se baseiam nos preços e nāo nos valores. Preço é o que se paga; valor é o que se leva. Se queremos resgatar valores, não temos de contabilizar preços!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...