Pular para o conteúdo principal

Aos 50 anos do Concílio Vaticano II, debates e polemicas marcam a força da Igreja frente os desafios da modernidade

"Antes de pensarmos em um Vaticano III, ou criticarmos o atual, ainda temos muito a viver e realizar do extraordinário patrimônio do Concílio Vaticano II".

 
Nunca se falou tanto de um Concílio como se fala atualmente do Vaticano II. As opiniões são as mais diversas possíveis, há quem o defenda com unhas e dentes e há quem consiga encontrar em seu interior erros e controlvécias. Independente de qual seja a opinião eu vejo todas essas articulações com bons olhos, sobretudo depois de um conturbado Concilio Vaticano I, que devido a sua radicalidade histórica e confirmações de dogmas polêmicos, do ponto vista do contexto da época, que fez com que disciminassem vários cismas  pelo mundo afora, como é o caso dos vétero-catolicos e as Igrejas Católicas Nacionais, fundadas por pessoas que não concordaram com as diretrizes conciliar, percebe-se que mesmo depois de meio século, as reflexões do CVII estão mais vivas do que nunca e ainda influencia gerações pelo mundo a fora.
Em entrevista, Maria Voce, a substituta de Chiara Lubich do movimento dos focolares foi incisiva em seus posicionamentos quanto à teologia feminista, ao modernismo e a possibilidade de um III Concílio. Abaixo colocaremos o link para que você possa ler na ítegra esse riquissimo relato de quem tem competencia para o fazer.
 
Marco Politi pediu que Voce apoiasse a proposta do cardeal Martini de organizar uma espécie de concílio Vaticano III, que, a seu ver, poderia resolver muitos problemas da Igreja.
Maria Voce observou que, antes de pensarem um Vaticano III, "ainda temos muito a viver e realizar do extraordinário patrimônio do Vaticano II".
Para a presidente dos Focolares, "a questão não é reunir de novo todos os bispos em Roma (...). O que é necessário é mais trabalho nas conferências episcopais, com sínodos locais, para concretizar a real recepção do concílio Vaticano II".
Politi e Scaraffia tentaram mover a presidente dos Focolares para posições diferentes, mas ela, com graça e bondade, mostrou toda a sua liberdade e originalidade, a grandeza de uma mulher que não tem receios.
Maria Voce afirmou, em dado momento: "Nós não precisamos ter medo, porque é Deus quem faz a história".
 
Dessa forma, nós do Cantina Literária, queremos contribuir para  somar com os conceitos que vamos adiquirindo no decorrrer de nossa tragetória de estudos, desse que sem dúvidas, foi o Sínodo que mudou a tragetória de Igreja, que estava condenada historicamente ao descaso Vale ressaltar que devemos colocar à prova pelo método da árvore, como sugere o evangélho de Jesus Cristo; A verdadeira árvore se conhece pelos frutos. Não seria necessaria essa ánalise se partíssemos do pressuposto de que não só o Concílio Vaticano II, mas todas as ações da Igreja rumo a história são conduzidas pelo Espirito Santo, logo, esse Espirito não deixaria que as más inclinações viessem a jogar por terra todo o trabalho de evangelização. Apesar de alguns rumores de cismas que têm ressoado entre nas paredes da cátedra de Pedro, de alguns ante-concíliares, vemos que os frutos de testemunho e unidade em contextualidade com o mundo atual é de longe maiores que os pontos negativos pontuados por grupos isolados. Ao longo desses 50 anos os fatos mostram que a arvore do Vaticano II fora uma envestida de Deus e regada pelas aguas da história. Caro leitor, pode ter certeza, Deus nunca erra!
Segue o link da entrevista de Maria Voce ao portal Zenit:
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref