Pular para o conteúdo principal

O fenômeno das redes sociais e a ausência da filosofia.


Sobre o mundo moderno das tecnologias, podemos dizer sem muito receio que nunca se teve tanta velocidade na informação. É possível, hoje, que um fato ocorra do outro lado do mundo e em fração de minutos esteja divulgado e comentado em quase todo o mundo, ou pelo menos nas principais e maiores metrópoles do planeta. Deve-se isso ao avanço da tecnologia e a popularização da internet. As redes sociais paulatinamente estão substituindo os meios oficiais de divulgação da noticia, tanto é verdade que é normal se vê os grandes jornais, quando, dando conta de um fato, recorrem à um vídeo de internet, ou a um comentário de perfil postado em algum site de relacionamento.
Esse fato tem levantado a preocupação de vários setores da sociedade, pois, com toda essa velocidade e praticidade, as pessoas estão cada vez mais gastando tempo diante do computador, tempo esse que a pouco mais de dez anos, eram utilizados em lazeres, esportes, na leitura de um bom livro ou na partilha fraterna de um bom bate-papo ao pé da taipa do fogão. O jovem internauta, no silencio de seu quarto compartilha o barulho do mundo e com o mundo.  O individuo está preso ao seu quarto e ao seu computador horas e horas, está solitário, mas não sozinho. Até que ponto esse acesso precoce e tão fácil ao mundo é benéfico para o homem, quanto ser individual e pensante?
Já dizia o grande o dramaturgo Nelson Rodrigues, que todo homem para ser um bom pensador tem que ser um bom solitário. A solidão na concepção filosófica precede à tristeza ou depressão que é própria dos que preferem se isolar, ao contrario disso, a solidão para os místicos ou filósofos é o tempo de se pensar em si próprio e no seu “eu” interior, de rever conceitos e pensar em sua própria existência: Para quê vivo? Onde quero chegar? Quem sou eu? Esses questionamentos fazem muito bem para a alma, e drasticamente pouco se vê no cotidiano dessa nova juventude, a geração-Y, que nunca tem tempo pra pensar, apesar de está o tempo todo “acessando”.
Numa aula de filosofia na escola Diaconal, o professor nos falava sobre René Descartes, o pai da Filosofia moderna, que pra tentar se recuperar de uma terrível pneumonia, essa que anos depois o levaria a óbito, se refugiou para a cidade de París ficando por um período em descanso por volta de 1640. Foi o período de menor produção de sua extensa biografia. Ele não suportou o torpor de ficar parado sem escrever. Contava-nos o professor que Descartes em uma de suas declarações disse: “París só serve para nos distrair”. Para o filosofo a cidade era um ícone do ilusório e da fantasia que o impedia de pensar. Fiquei pensando em nossa “Paris virtual”, o que diria Descartes sobre os Facebook’s e twitter’s? Essa rede que nos distrai e nos rouba o tempo? Já dizia os santos monges que distração é o maior inimigo da reflexão. A meu ver os conteúdos que são geralmente apresentados, são fáceis acessos à reflexão porem, sem a preocupação de causar a reflexão, criando assim uma sociedade que toma decisões sem pensar e sem analisar conseqüências ou coisa parecida.
Partindo desse pressuposto, eu me pergunto: Onde está a filosofia? Quem poderá ser capaz de, apesar das intempéries, pensar no motivo e razão de sua própria existência? Em uma de suas canções o maior poeta de nossa nação, Cazusa, alertava sobre a ausência da poesia e apontava como causa o avanço e domínio da burguesia “A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica, enquanto houver burguesia não vai haver poesia”, se a burguesia moderna quer fragilizar o ato de pensar, sua principal ferramenta é a rede social que por sua vez nos distrai com pensamentos fúteis. Somos obrigados à sentenciar como o poeta, que enquanto houver rede social, mais anti-social seremos, e inevitavelmente, quanto maior e mais fácil o acesso à pensamentos alheios e virtuais, menos teremos a capacidade de exercer o pensar, sobretudo o pensar filosófico que produz transformação interior e social. Pensemos nisso, enquanto não nos tornamos um amontoado de Zumbis-fantoches de outros que determinam o que pensar, em quê pensar, como pensar e até quando pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref