Algumas poucas obras impressionam
tanto como o famoso quadro da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, a obra perpassou
séculos e ainda hoje causa encanto e admiração em todo o mundo. Tambem muitas
pesquisas tem-se feito para descobrir as técnicas que tornam a obra tão
singular, e sem dúvida o maior objeto de interesse desses pesquisadores é o
famigerado riso da Mona Lisa. Afinal de contas, ela está sorrindo ou está
seria? Muitos estão convencidos de que ela está séria, outros tantos de que
não. No entanto, a verdade é que há séculos existe um forte debate a respeito
de uma das maiores obras-primas de Leonardo da Vinci:
De acordo com Nick Squires, do The Telegraph, pesquisadores da Universidade Sheffield
Hallam, na Inglaterra, acreditam ter desvendado o mistério a respeito da
enigmática expressão da mulher do quadro. Segundo Squires, a equipe descobriu
que, dependendo do ângulo no qual o quadro é observado, a impressão de que a
Mona Lisa está sorrindo — ou não — fica mais evidente. O time chegou a essa
conclusão depois de estudar outra obra atribuída a da Vinci, um quadro chamado
“La Bella Principessa”, que traz o
retrato da filha de um nobre milanês, no qual os pesquisadores descobriram
algumas pistas sobre como o artista criou as pinturas.
Ilusão de óptica
Conforme explicou Squires, nos dois quadros de da
Vinci, quando olhamos para as pinturas de frente, a impressão que temos é a de
que as mulheres estão sérias. No entanto, ao observar as imagens a partir de
determinado ponto, tanto a Mona Lisa como a jovem nobre parecem ter um sorriso
tímido no rosto. Além disso, o elemento no qual fixamos a nossa atenção também
afeta a nossa percepção sobre a expressão das personagens.
Os pesquisadores descobriram que, quando fixamos
a nossa atenção nos olhos das personagens, a impressão que temos é a de que os
lábios se curvam delicadamente para cima, formando um sorriso. Por outro lado,
se olharmos diretamente para as bocas das mulheres, a sensação é a de que elas
parecem estar sérias.
Segundo Squires, os pesquisadores acreditam que
essa inteligente “ilusão de óptica” foi criada graças
à técnica de pintura utilizada por Leonardo da Vinci conhecida como sfumato,
que o artista empregou para incluir sombras e variações sutis de cor ao redor
da boca das mulheres dos quadros.
Mestre
O time de cientistas organizou uma série de
experimentos nos quais vários participantes deviam olhar para as duas pinturas
a partir de determinadas distâncias e ângulos. Além disso, os pesquisadores
também mostraram versões digitalizadas das obras nas quais as imagens
apresentavam diferentes níveis de foco, assim como figuras em que a Mona Lisa e
a Principessa apareciam com os olhos e as bocas cobertas.
Os pesquisadores descobriram que, quanto mais
desfocadas eram as versões dos quadros que eles apresentavam, maior era a
impressão que os voluntários tinham de que as mulheres estavam sorrindo.
Curiosamente, quando os cientistas exibiram as pinturas com os olhos e bocas
cobertas aos participantes, eles foram incapazes de identificar se as
expressões das personagens dos quadros eram sérias ou não.
Conforme explicaram, Leonardo da Vinci explorou
as diferenças entre a visão periférica e a visão direta dos observadores para
conseguir o curioso efeito nas duas obras. Assim, quando os tentamos ver o
sorriso de Mona Lisa, ele desvanece diante de nossos olhos — e a expressão enigmática
da personagem foi criada propositalmente pelo mestre italiano.
Fonte(s) The Telegraph/Nick Squires
Imagens
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