quarta-feira, 15 de julho de 2015

A "IDEOLOGIA DE GÊNERO" À LUZ DOS ENSINAMENTOS DA IGREJA. SAIBA O QUE É!


Ideologia de Gênero, com certeza você já ouviu falar sobre isso, não é mesmo? Pois é, se você se interessa pelo assunto (e deveria se interessar mesmo!) e mora pelas redondezas do Vale do Aço Minas Gerais, o nosso Blog Cantina Literária, convida vocês a participarem de uma palestra sobre o tema à luz dos ensinamentos da Igreja com o palestrante e pesquisador do assunto Padre Jorge Alves Filho, Mestre em teologia Bíblica com ênfase em Família. Será hoje (15/07) a partir das 19:30 no salão paroquial de Coronel Fabriciano MG (Paróquia São Sebastião).



Ideologia de Gênero no campo das políticas públicas, refere-se ao que alguns antropólogos consideram, como relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que segundo eles, são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. Por exemplo, as meninas seriam incentivadas a serem passivas, sensíveis, frágeis, dependentes do pai, e todos os seus brinquedos, bebês bonecas, casinhas, roupinhas reforçavam o seu papel de mãe, dona de casa e consequentemente responsável por todas as tarefas relacionadas ao cuidado dos filhos e da casa. As meninas brincam de boneca, de casinha, de fazer comida, de limpar a casa, tudo isto dentro do lar. Já os meninos, brincariam em espaços abertos, na rua, no campo, na casa dos amigos. Eles jogam bola, brincam de carrinhos, que são as figuras quase reais de minis automóveis, brincam com armas de brinquedo e de guerra.

Para esses pesquisadores, desde pequenos meninos e meninas se dão conta que pertencem a grupos que têm poder distintos. Um prevalece sobre o outro. Até quando são um pouco maiores os jogos entre meninos e meninas, são eles quem comanda. Ninguém os manda arrumarem a cama, ou lavarem a louça, eles são incentivados a serem fortes, independentes, valentes, pra cuidar da mulher e sustentar a casa.
Nesse contexto, é investido no pensamento da mulher moderna o rompimento com essa “cadeia” e a lutar pra se livrar das “garras” do homem. É o típico armamento ideológico das lutas de classe, expressa no pensamento filosófico e revolucionário do socialista Karl Marx, em outras palavras, é a versão moderna da guerra entre os sexos. 

A partir desses pressupostos, o movimento feminista, influenciados pelo pensamento filosófico de Simone Beauvoir trouxe a idéia de que o sexo é apenas um papel socia, que deve ser adequado à situação ou a partir da demanda, ou seja dependendo da situação escolherei ser homem, ou mulher ou os dois ao mesmo tempo ou qualquer coisa do gênero. O gênero  seria o que definiria as diferenças entre homem e mulher, porem de forma relativa, é o verdadeiro relavismo do sexo e da sexualidade, se desvinculando completamente do conceito tradicional de familia.

Leia mais sobre o assunto neste blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...