Pular para o conteúdo principal

A "IDEOLOGIA DE GÊNERO" À LUZ DOS ENSINAMENTOS DA IGREJA. SAIBA O QUE É!


Ideologia de Gênero, com certeza você já ouviu falar sobre isso, não é mesmo? Pois é, se você se interessa pelo assunto (e deveria se interessar mesmo!) e mora pelas redondezas do Vale do Aço Minas Gerais, o nosso Blog Cantina Literária, convida vocês a participarem de uma palestra sobre o tema à luz dos ensinamentos da Igreja com o palestrante e pesquisador do assunto Padre Jorge Alves Filho, Mestre em teologia Bíblica com ênfase em Família. Será hoje (15/07) a partir das 19:30 no salão paroquial de Coronel Fabriciano MG (Paróquia São Sebastião).



Ideologia de Gênero no campo das políticas públicas, refere-se ao que alguns antropólogos consideram, como relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que segundo eles, são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais. Por exemplo, as meninas seriam incentivadas a serem passivas, sensíveis, frágeis, dependentes do pai, e todos os seus brinquedos, bebês bonecas, casinhas, roupinhas reforçavam o seu papel de mãe, dona de casa e consequentemente responsável por todas as tarefas relacionadas ao cuidado dos filhos e da casa. As meninas brincam de boneca, de casinha, de fazer comida, de limpar a casa, tudo isto dentro do lar. Já os meninos, brincariam em espaços abertos, na rua, no campo, na casa dos amigos. Eles jogam bola, brincam de carrinhos, que são as figuras quase reais de minis automóveis, brincam com armas de brinquedo e de guerra.

Para esses pesquisadores, desde pequenos meninos e meninas se dão conta que pertencem a grupos que têm poder distintos. Um prevalece sobre o outro. Até quando são um pouco maiores os jogos entre meninos e meninas, são eles quem comanda. Ninguém os manda arrumarem a cama, ou lavarem a louça, eles são incentivados a serem fortes, independentes, valentes, pra cuidar da mulher e sustentar a casa.
Nesse contexto, é investido no pensamento da mulher moderna o rompimento com essa “cadeia” e a lutar pra se livrar das “garras” do homem. É o típico armamento ideológico das lutas de classe, expressa no pensamento filosófico e revolucionário do socialista Karl Marx, em outras palavras, é a versão moderna da guerra entre os sexos. 

A partir desses pressupostos, o movimento feminista, influenciados pelo pensamento filosófico de Simone Beauvoir trouxe a idéia de que o sexo é apenas um papel socia, que deve ser adequado à situação ou a partir da demanda, ou seja dependendo da situação escolherei ser homem, ou mulher ou os dois ao mesmo tempo ou qualquer coisa do gênero. O gênero  seria o que definiria as diferenças entre homem e mulher, porem de forma relativa, é o verdadeiro relavismo do sexo e da sexualidade, se desvinculando completamente do conceito tradicional de familia.

Leia mais sobre o assunto neste blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref