segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"A REVOLUÇÃO DOS BICHOS" (1946) DE GEORGE ORWEL: UMA CRÍTICA À REVOLUÇÃO SOCIALISTA!



 

"A revolução dos bichos" (1946) de George Orwel, é uma das mais importantes análise da conjectura política proposta pela Revolução Socialista em forma de Alegoria. O autor a seu tempo usou de sua maestria na escrita e criatividade na organização das ideias para dar vóz à suas críticas ao Socialismo Autoritário e Totalitário que imperava no regime comunista da Rússia liderados por Stalin. No Brasil o governo Dilma através do Decreto 8.242, propôs ao legislativo que se adotasse os ditos conselhos sociais, o que se nota ser apenas o inicio do processo da revolução que tem se difundido entre os governantes em vários países da América Latina, sobretudo na Bolívia. Críticos políticos brasileiros tem apelidado o polêmico decreto como a Revolução Bolivariana no Brasil.
 
A nossa constituição prever que os poderes já estão plenamente estabelecidos, a saber, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, tendo o povo o papel de exercer o poder que emana de sua própria característica, ou seja, o poder do voto, de eleger, acompanhar e cobrar diretamente ou indiretamente de seus representantes. Art. 1º Parágrafo Único, Decreto 8.242.

O decreto da Presidenta Dilma, no uso de suas atribuições instituiu a PNPS, (Politica Nacional de Participação Social), no qual estabelece o fortalecimento e a articulação dos mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil. Mas quem é essa sociedade Civil segundo o decreto?
 
Art. 2, paragrafo I, do decreto, diz que são esses os cidadãos, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados “ou não institucionalizados”, suas redes e suas organizações, os conselhos e as comissões de políticas, ou seja, os Sindicatos, as Cuts, as Marchas das Vadias, as Marchas da Maconha, as Paradas Gays, o MST, os Movimentos Estudantis e etc., até então tudo bem, pois esses são movimentos organizados do ponto de vista das Políticas Públicas, mas o decreto prever também a participação de movimentos "não organizados" então aqui pode se considerar qualquer um monte de pessoas, bem intencionados ou não, de black blocks ou até piores.

O Decreto foi derrubado pela Câmara dos Deputados, no plenário que aconteceu no dia 28 de Outubro de 2014, apenas dois dias depois da reeleição da Presidente. Segundo afirmou o próprio Senador Renan Calheiros (PMDB), a matéria deverá ser derrubada também pelo Senado, pois é muito conflituosa e encontrou muitas resistências, sobretudo pela bancada conservadora.

Assista o vídeo neste contexto e saberá porque os intelectuais e críticos políticos tem se preocupado tanto com essa investida do governo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...