domingo, 18 de maio de 2014

ANTONI GAUDÍ: A ARQUITETURA SACRA COMO MANIFESTAÇÃO DO BELO

                    

 Fiquei impressionado ao pesquisar sobre alguns personagens importantes da sociedade que foram atraídos pela fé católica e se converteram deixando suas vidas passadas para se consagrarem a Deus. Nessa pesquisa encontrei o escultor japonês Etsuro Sotoo que ao visitar Barcelona em 1978 ficou extremamente impressionado com o Templo Expiatório da Sagrada Família, considerado por muitos críticos como a principal obra arquitetônica do grande Antoni Gaudí. O escultor japonês ficou tão impressionado que se ofereceu para trabalhar como pedreiro na excursão da obra, essa que teve início pelas mãos de Gaudí em 1883 e fora interrompida por ocasião da Guerra Civíl Espanhola em 1936 e está prevista para sua conclusão definitiva antes de 2026, ano que se celebrará o centenário de sua morte.

Etsuro Sotoo, após passar por avaliações de habilidades mudou-se para Barcelona e passou a trabalhar na obra dando continuidade na excursão da obra seguindo à risca as indicações do mestre Gaudí e desde então trabalha na fachada da Natividade. Entre outras esculturas realizou as das figuras dos anjos músicos, e as das cestas de frutas que coroam os pináculos do templo. O escultor desenhou ainda as portas que serão instaladas na fachada da Natividade, de alumínio policromado e vidro, decoradas com temas vegetais, insetos e pequenos animais. Foi encarregue igualmente de restaurar as esculturas da Porta do Rosário, danificada na Guerra Civil Espanhola, também trabalha no desenho das campânulas tubulares que Gaudí pensou em instalar nas torres-campanário das três fachadas da Sagrada Família.

No Japão Sotoo já era conhecido por diversas obras importantes da arquitetura japonesa, e por causa de seu estudo e admiração por Gaudí, se converteu ao catolicismo aos 37 anos de idade e recebeu o honroso “apelido” em sua terra natal de “o Gaudí japonês”. O escultor também é responsável por outras obras importantes da arquitetura sacra, como é o caso da escultura de Josemaría Escrivá para a igreja de Montalegre em Barcelona. 

Segundo noticiou o site Português, AgenciaEcclesia, Etsuro Sotoo fora um dos principais convidados e compareceu com o seu forte testemunho ao VIII Congresso Internacional de famosos convertidos ao catolicismo que aconteceu  em Ávila, Espanha, promovido pelo Movimento “Miles Jesu” em 2003, e tem contribuído com palestra ao redor do mundo com sua experiência profissional banhado à luz da fé em Cristo Jesus. Que testemunhos como esse nos inspire à buscar a realização proficional sempre, sem nunca perder o entusiasmo pela vida cristã, tendo em vista que somos hospedes em uma terra distante, nosso lugar definitivo é o céu. 

Segue um breve acervo de fotos que consegui recolher em sites e blogs da internet com obras de Antoni Gaudí e Etsuro Sotoo. Para créditos e direitos de imagem, todas as fotos foram encontradas a partir da ferramenta de busca Google Imagem.

Graça e paz!

A excursão da escultura "Anjos Músicos"

Fachada da Natividade
Fachada frontal do Templo Expiatório da Sagrada Família

Escultura de São Josemaría Escrivá




Templo Expiatório da Sagrada Familia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...