quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BENTO XVI NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE ITABIRA CORONEL FABRICIANO

O novo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano será o padre Marco Aurélio Gubiotti, 49 anos, da cidade de Pouso Alegre. Ainda não há uma data definida para ele chegar a Itabira.

Na manhã desta quinta feira, Dom Odilon Guimarães Moreira convocou a imprensa da região, e comunicou que não será mais o bispo da Diocese de Itabira-Fabriciano.
Aos 74 anos, em sua justificativa, ele disse que está renunciando porque não se julga mais apto ao cargo, em função das suas limitações humanas. Apesar de ter coincidido com o comunicado de renúncia do Papa Bento XVI, Dom Odilon afirmou que o seu processo de renúncia teve início no dia 30 de junho de 2012 e somente agora foi aceito pelo Papa.  “Não precisam ficar preocupados com esta mudança, porque quem conduz a igreja é o Espírito Santo”, disse na coletiva.
 
 
Natural de Ouro Fino, Marco é padre há 24 anos. Desde sua ordenação presbiteral, em 1989, o padre tem se dedicado ao trabalho paroquial e ao ensino das Ciências Bíblicas. No âmbito do magistério, atuou no Instituto Teológico Interdiocesano São José e na Faculdade Católica, ambas instituições de Pouso Alegre. No serviço pastoral em paróquias esteve nas cidades mineiras de Brasópolis, Jacutinga, Tocos do Mogi, São Sebastião da Bela Vista, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre.
 
O novo bispo possui curso de Mestrado pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e é mestre em Estudos Bíblicos. Atualmente é pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre, e também professor na Faculdade Católia da mesma cidade.
 
Nomeação
 
Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  o Papa Bento XVI nomeou na manhã desta quinta-feira, 21, Marco Aurélio como novo bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG).
 
Em nota, o bispo auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou um abraço agradecido a Dom Odilon Guimarães e ressaltou que  estarão juntos com as comunidades da diocese na recepção jubilosa do novo bispo.
 
Até a chegada do novo Bispo, Dom Odilon foi nomeado Administrador Apostólico e continua na Diocese até a posse  do seu sucessor  e depois, fica como bispo emérito.
 
Nossa Diocese aguarda com carinho a chegada do novo Bispo Marco Aurélio, e expressa nosso carinho a Dom Odilom, agora bispo emerito, admiração e gratidão aos anos dedicado ao bispado.
 
Claudio Roberto da Silva

FONTE:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...