quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O caçador de pipas

Outro dia subi ao monte com meu afilhado de nove anos, não para rezar como eu tenho costume, mas soltar pipa. Havia muitos anos que não me divertia com essa brincadeira. Fiz uma bela pipa de plástico preto e rabióla longa e fomos animados, naquele dia o sol estava brando e ventando muito, dia propicio para o tal esporte. Quando levantei a pipa, ela subiu bailando e traçando o céu, eu olhava para aquele céu maravilhosamente azul, e via aquele espectro bailando, então o Espírito Santo invadiu meu coração e me pôs a refletir: - Eis que o Senhor procura homens que sejam como pipas nos céu para nele bailar com liberdade, e haverão dias em que os homens e mulheres voltaram a sonhar com o céu. Aquelas palavras cobriam meu intimo de uma luz esplendorosa, e a pipa se punha a me desafiar, pois ela, um pequeno objeto feito de plástico e bambu, era capaz de invadir o céu, e eu que sou um “filho do Céu” estava preso as minhas limitações.
O voou da pipa só é belo por ela esta presa a uma corda e essa corda nas mãos de alguém na superfície, caso contrario ela se perderia nas alturas, daí não teria mais brilho de se ver. Da mesma forma o Senhor espera que sejamos do céu, porem com as raízes fecundadas no chão da terra. É quase inevitável não citar padre Fabio de Melo, em sua poesia profética: “posso tocar o céu, mesmo preso ao chão”. O apostolo Paulo nos recomenda a sermos concidadãos do céu, em seguida Pedro reforça nos chamando de estrangeiros nessa terra, e herdeiros do céu.
Como um caçador de pipas, o Senhor Jesus percorre os caminhos de Jerusalém e aos arredores chamando e caçando aqueles que têm os olhos no céu, somos seus convidados e vivenciar essa experiência, Ele anda por nossas ruas, batendo em nossas portas, reforçando o convite. Ele tem pressa em ajuntar os seus. No evangelho vemos a conversão de Levi, um cobrador de impostos que tem sua vida transformada, pelo encontro com Jesus. Foi a conversão mais rápida da bíblia, em apenas um versículo, Jesus passando frente ao seu balcão de trabalho, olha para ele e disse apenas: “Vem segue me“ e no mesmo instante, ele largou tudo e pôs-se a segui-lo. Eis a verdadeira lei da atração, o homem sem fazer perguntas se ajuntou ao mestre,
Como Levi, nossa resposta esse convite deve ser imediatamente, não deixe para amanha, não podemos perder tempo, achando que estamos ganhando. Muitos dizem, vou terminar a faculdade e depois eu me entrego de corpo e alma. Tem mais de dez anos que eu escuto isso, e se fosse verdade, era para a igreja está superlotada hoje, no entanto, todos formaram e já estão trabalhando e nada disso aconteceu. O Senhor chamava Agostinho todos os dias e ele dizia que ainda estava cedo para se entregar à Deus, no dia que ele resolveu ouvir a voz do insistente do Senhor, ele experimentou um amor tão forte, que em lágrimas de arrependimento ele dizia: “ Tarde te amei, beleza antiga e tão nova, eis que procurava fora o que estava dentro de mim”

“Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra”. Col. 3,1-2.

Somos hospedeiros na terra, não devemos nos ater ao que é da terra, “Mary Ward dizia em seus escritos “não se contentes com aquilo que é menos que Deus”. Em meu Livro (O céu é logo) trato desse assunto com mais profundidade. Estamos de passagem e passageiros não devem ter posses, a igreja em sua santidade e grandeza de sabedoria, sempre teve uma opção preferencial pela pobreza, com isso ao longo dos anos ela aborda o discurso do desapego aos bens que passam, claro que isso não quer dizer que tenhamos que aceitar uma vida sobre humana e não lutar pelos nossos direitos, mas é justamente o que o Apostolo esta nos dizendo, se somos nascidos do alto, devemos ter nosso apego ao que é do alto, ele no mínimo quer nos livrar de uma decepção futura, pois não haveremos de levar nada conosco quando formos chamados desse mundo. A igreja usa de seu profetísmo enraizado no chão da vida, para nos fazer refletir nos passeios dourados e celestiais do paraíso. No próximo ano (2009) na campanha da fraternidade ecumênica vai abordar essa temática “Não seja o dinheiro, o Deus de vocês”
Davi era um homem extraordinário, gosto de dizer que ele foi a controvérsia do antigo testamento, ao mesmo tempo em que era o mais santo dos homens, era também o mais pecador. Num momento ele vencia o gigante Golias, e todos os exércitos dos filisteus, outrora, estava escondido numa fossa de fezes por causa da perseguição de Saul. Elogiava e venerava seus guerreiros (Quase deuses) e invencíveis, aqueles que jamais conheceram o fio da espada, em um outro momento mata seu melhor soldado para ficar com sua esposa. E mesmo com toda essa controvérsia, a bíblia o chama de “aquele segundo o coração de Deus”. Como pode tal situação? Um homem com qualidades, mas também com tantos defeitos ser tão extraordinário? Parte da resposta está no salmo 51, escrito por ele mesmo. Davi tinha os olhos voltados para o céu, era um homem que seu apresso era pelas coisas que não passavam, Imediatamente quando caía em pecado, ele não procurava desculpas, ele nunca dizia: “- Ah Senhor porque colocastes uma Mulher tão bonita e com essa roupa tão curta na minha frente, tu sabes que sou humano!” Ah Senhor eu não resisti, a carne é fraca” . Ao contrario ele batia no peito e dizia; “Tende piedade de mim Senhor, pois pequei” ele sabia que seu pecado poderia lhe arrancar o galardão da salvação, por isso ele implorava; “ Devolva-me a alegria de ser salvo”.
Amados só alguém com os olhos para o alto é quem pode ser segundo o coração de Deus, Deus não querer que você seja imaculado, porque Ele sabe que você não vai conseguir, Ele quer homens e mulheres que saibam se reconhecer pecadores, e imediatamente se voltem para Deus. As pessoas se preocupam muito com o pecado e se esquecem do pecador, o foco deve ser o contrario, precisamos dar atenção é para quem cometeu o pecado, existe vida após o pecado, existe uma possibilidade de voltar, então bola pra frente. É perigoso quando agimos assim, pois a pessoa se sente perdida, e acha que sua vida não tem mais solução




Pipas do céu
Coloridas e sem cores
Com suas pequenas azas
Busquem o alto.

O dia está claro,
O sol está brando
O vento sopra...
E Parece brincar.


Quer nos levar
O verdadeiro rhuar
Para onde Deus está

Nossas cordas
Nos prendem ao chão
O que alimentam nossa visão
E não deixa que
Tudo o que é mais real,

Não pareça pura ilusão
Nossa corda é a igreja
“Avancem para o céu”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...