Pular para o conteúdo principal

NOTAS OFICIAIS DA IGREJA SOBRE O RECONHECIMENTO LEGAL DA UNIÃO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO


Você sabia que desde de 2003 a Igreja já possui um pronunciamento oficial sobre o reconhecimento jurídico das uniões entre pessoas dos mesmo sexos, que ganhou fama nos últimos dias em toda a mídia? Com a aprovação do "casamento" entre homossexuais recentemente aprovado nos EUA, a noticia se tornou viral na internet e nos diversos meios de comunicação, provocando incríveis indagações nas pessoas, afinal de contas como fica a Igreja Católica? Porque muitos padres insistem em silenciar nestes assuntos? Seria covardia? Qual a relevância dessa lei ser aprovada no país de maior influencia do mundo que é os Estados Unidos?

Bem, a Igreja se pronunciou firmemente desde o inicio quando o assunto aos poucos ganhava notoriedade, e ganhava espaço nos grandes rincões políticos do mundo, e essa posição permanece intacta, ainda que muito pouco divulgada e conhecida. O Documento fora assinado por ninguém mais que o Cardeal Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e o secretário geral da Congregação Angelo Amato, quando João Paulo II era o papa.

O documento se introduz enfaticamente afirmando que esses projetos de reconhecimento do casamento homossexual é de fato um fenômeno muito preocupante "inclusive nos Países onde ainda não se tornou relevante sob o ponto de vista do ordenamento jurídico. A preocupação é, todavia, maior nos Países que já concederam ou se propõem conceder reconhecimento legal às uniões homossexuais, alargando-o, em certos casos, mesmo à habilitação para adoptar filhos."

O Documento refora ainda que não se pretende afirmar uma nova doutrina, antes, o intúito é deixa claro o que a Igreja sempre acreditou e defendeu, isso serve de consolo e resposta quando somos indagados e muitas vezes chingados de retrogradas e que a Igreja não acompanha as mudanças do mundo e a modernidade.

O texto do referido documento pretendi, "apenas recordar os pontos essenciais sobre o referido problema e fornecer algumas argumentações de carácter racional, que possam ajudar os Bispos a formular intervenções mais específicas, de acordo com as situações particulares das diferentes regiões do mundo: intervenções destinadas a proteger e promover a dignidade do matrimônio, fundamento da família, e a solidez da sociedade, de que essa instituição é parte constitutiva.

Leia o texto na íntegra, click em: vaticano.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alca...