Pular para o conteúdo principal

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS


Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: "Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais.

Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do "Fratres in unum.com", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum, o sitio de origem da referida foto. Ao entrar na página oficial da instituição na rede social, não fora encontrado nenhuma outra informação além da foto. 

Estaria padre Roberto Lettieri ligado à algum grupo do movimento tradicionalista? Quem conhece esse sacerdote, e já teve a graça de o ouvir saberá que não é uma pergunta tão absurda. O teor teológico extremamente apegado à defesa da liturgia e da tradição católica, sua incansável batalha contra as pérfidas infiltrações da maçonaria na sociedade moderna, dentre outros, era o que mais marcava em suas pregações, além de termos o conhecimento de sua fortíssima amizade com Dom Fernando Rifan o atual representante do tradicionalismo na CNBB e um dos maiores nomes do movimento do Brasil. Veja em um vídeo do youtube, uma breve sabatina entre os dois sobre a Missa Tridentina, a palestra teria sido proferida por Rifan em Campinas em 1998, muito antes até mesmo da popularidade do padre "da Toca de Assis".

Como fiz questão de colocar também no post anterior a esse, nós no mínimo merecemos informações sobre o seu paradêlo, independente o que tivera acontecido ou acontecendo. O silencio só faz crescer o numero de boatos, pré julgamentos e julgamentos de conciência, como foi o caso do episódio de Braz de Aviz que não edificou em nada a Igreja e só fez aumentar os sofrimentos sobretudo do referido padre. 

Bom, quanto à questão padre Roberto e o Tradicionalismo, não sei até onde isso é apenas especulação desse pobre blogueiro, mas diante de tantas noticias não muito  edificantes essa pequena investigação me deu muitas esperanças novas, visto que na minha opinião, o movimento tradicionalista, enquanto estiver em unidade com a Igreja de João Paulo II, Bento XVI e Francisco, como é o caso do tradicionalismo de Dom Rifan, tem muito a contribuir com o nosso povo, e sendo isso verdade, padre Roberto Lettieri não estaria em nada diferente do que sempre foi.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito valiosa para mim. Um forte abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alca...