Pular para o conteúdo principal

A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL!




Queridos irmãos, colegas, críticos e leitores, estamos às portas da grande festa da encarnação do verbo, o Natal de Jesus Cristo. Mais do que nunca, é tempo de refletir e pensar na pessoa e na mensagem do mestre. De forma especial, neste ano eu tenho refletido muito no tempo do advento, nos textos do Evangelho de João, no capítulo 1, a partir do versículo 1 no qual o autor sagrado nos apresenta de maneira poética os principais traços da figura Divina do Cristo.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1,1 – 4)

No princípio de tudo, o Verbo, que é Jesus, já estava com Deus, no mistério divino da Santíssima Trindade. Porem, quando chegou o tempo da plenitude, como vai dizer o Apostolo Paulo em Gálatas (4, 4), Deus veio em socorro ao mundo e aos homens que haviam se desviado de seu projeto inicial, mas para se igualar ao homem, padecer os sofrimentos do homem, e poder carregar e assumir as suas dores, Ele precisou nascer de uma mulher, divulgar a sua mensagem ao mundo, e por fim morrer e ressuscitar.

Essa profissão de fé descarta qualquer possibilidade de concebermos um “Cristo” romântico e pela metade. Um Cristo que apareceu do nada, como um herói de nossa infância. Um Cristo risonho e sem a Cruz. Sua mensagem é coerente com a realidade. Nosso Cristo que hoje, liturgicamente assumi a aparência pobre, humilde e indefeso, é o mesmo que assumiu os pecados do mundo inteiro em seu próprio ombro naquela tarde derradeira. É o mesmo que nos convoca a transformar com coragem o mundo e a realidade em que vivemos.

Que neste Natal, o Cristo menino, possa nos converter de volta ao direcionamento evangélico e profético para os nossos dias. Que a figura do presépio e da gruta de Belém, nos remonte ao “pó” pregado com tanta beleza e profetismo por Padre Antonio Vieira, nos faça recordar que sem Jesus não somos nada. Que Santíssima virgem Maria nos inspire a fazermos sua vontade, mesmo quando sua proposta parecer a mais absurda possível.

Feliz Natal e um próspero ano de 2015, cheio de bênçãos e realizações em Cristo Jesus! São os votos de Claudio Roberto da Silva e do blog Cantina Literária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alca...