Pular para o conteúdo principal

SECULARISMO: O BURACO COLETIVO DA ALMA EM EDITH STEIN



Em suma, podemos dizer que o secularismo religioso moderno é a tentativa de tirar “Deus” da vida publica e deposita-lo na vida privada, essa tentativa muitas vezes se esconde por trás de calorosos discursos humanistas e democráticos (politicamente corretos) de muitos políticos, religiosos e midiáticos. Deus pode ser uma experiência boa e construtiva para um grupo de indivíduos, porem seria “desumano” querer que “o resto dos seres humanos” tenham a mesma experiência e a considere igualmente pertinente. Esse “resto dos seres humanos”, em posse do direito de se abster da necessidade da experiência religiosa sem se constranger, também são livres para tecer pensamentos e opiniões contrárias aos outros se valendo de outro novíssimo direito que é a liberdade de opinião e de crença.


Mas para onde caminha a humanidade ao retirar “Deus” e tentar caminhar com as próprias pernas? Deus seria um incomodo para o desenvolvimento dos homens? Ao pensar nas respostas desse questionário é inevitável não prever a nossa completa perdição, visto que não poucas vezes os autores sagrados disseram que Deus é a luz dos homens e o farol que o ilumina. “Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” Jo. 1, 4-5. Deus é vida e a vida estava nEle e a vida é a luz dos homens, logo Deus é a luz e a luz está em si, e o que diferencia as trevas da noite com o clarão do dia é a presença do sol. Se tirarmos o sol a escuridão prevalece. Se tirarmos “Deus” da experiência humana lhe resta a escuridão, e todos sabem o que acontece com aquele que caminha sem enxergar a luz, tragicamente desfalecerá em um buraco profundo e escuro.


Papa Bento XVI, atual papa emérito foi um incansável defensor da Igreja no que tange a esses perigos do secularismo. Em seus discursos e encíclicas o papa teólogo não se cansava de inspirar a Igreja a ser testemunha de Cristo no mundo sem ofender os direitos do outro e das outras religiões, mas também sem deixar de ser presença profética no mundo. Em uma de suas últimas homilias ainda como papa, o pontífice citou a filósofa que virou santa, Edith Stain, para convidar os fieis leigos a desenterrar Deus. A expressão era parte de um fragmento das meditações da santa que afirmava que o nosso distanciamento de Deus constrói uma espécie de buraco em nossa alma e Deus se coloca nesse buraco no mais intimo de nosso ser. Ao constatar isso a santa nos convida a desenterrar Deus que fora sepultado dentro de nós.


"Um poço muito profundo está em mim. E Deus está naquele poço. A cada vez que tento juntar-me a ele, mais a pedra e a areia o cobrem: agora, Deus está sepultado. É preciso de novo desenterrá-lo".


O papa Ratzinger ainda ressalta que a outra parte desse secularismo perigoso seria o fato de que Deus estaria também oculto pelos que O instrumentalizam para seus próprios fins, dando mais importância ao sucesso, aos bens materiais e a sua própria vida. "Desse modo, Deus se torna secundário, se reduz a um meio, se torna definitivamente irreal." Desenterremos Deus-luz e o coloquemos no candeeiro de nossas vidas para que sejamos por ele iluminados e escapemos das crateras do ateísmo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alca...