Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO! VAI E RECONSTRÓI A NOSSA IGREJA!

Hoje pela manhã, ao ler um twet do +Pontifex Papa Francisco recitando um trecho do evangelho de João  do Bom Pastor que evidencia o seu papel salvífico na terra que é de dar a vida em abundancia para a suas ovelhas, pousou levemente em minha alma uma brisa suave de profundo reconforto; "Deus realmente sabe o que faz e Ele está no comando do trem da estória" . Num período de Sé Vacância vivida pós renuncia de Bento XVI, a Igreja se encontrava num grande desafio de dispersão pastoral, "como ovelhas sem pastor", e Deus nos envia um Sumo Pontífice que aborda desde os seus primeiros passos na Cátedra de Pedro como o Papa Pastor, o Papa que vai de encontro com os fieis, um papa que não tem grandes  bagagens teológicas mas sabe que a grande teologia está no testemunho.

Me fez de súbito lembrar o episódio mais marcante da biografia de São Francisco de Assis, quando o pobrezinho de Assis chega a Roma para pedir a autorização ao Papa para a sua ordem religiosa e recebe uma negativa, em seguida o Papa, ao adormecer tem um imprecionante sonho e vê as estruturas bases da Igreja ruírem e em baixo de tudo, como um respiro de esperança um mendigo, de roupas esfarrapadas a sustentava para não cair. A partir dessa visão o papa não teve dúvida da santidade e do projeto de Francisco. Neste episódio está impressa a ordem do próprio Cristo Crucificado a Francisco vivenciado por ele dias antes; "Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja!"

Francisco pela sua simplicidade intelectual, entende num primeiro momento que a reconstrução seria literalmente pegar as ferramentas e tijolos e refazer as estruturas físicas do prédio da pequena Igreja de Assis, e em seguida compreende que o projeto era muito maior, que já havia começado e o transpassaria, pois a missão não é somente de Assis, e sim de todos nós.

Papa Francisco, talvés o depósito histórico da Igreja, e o seu papel na construção da humanidade seja tão evidente que as vezes impedem-nos de ver que a Igreja precisa passar por uma reconstrução. Reconstruir nossos valores espirituais que a muito se perdeu na história, ou pelo menos está ofuscado, reconstruir as paredes que nos protegem dos inimigos da Cruz que se infiltram nas brechas e nas fendas do cristianismo por todos os lados. Santíssimo Padre, muito me alegra vê-lo, com todo entusiasmo, abraçar o pobre e o desvalido, que por esse simples gesto, possamos nos desfazer das mascaras filosóficas e sociopatas e nos aproximar de corpo e alma dos que estão a margem da vida, e neles se encontram a Imagem e Semelhança do próprio criador.

Sei que alguns irmãos impetuosos da nossa sofrida América Latina, proporam à Roma que a teologia brotasse do pobre, justamente porque viram a importância da Igreja pensar nessa dimensão de proximidade, e é claro que Roma ponderou que a teologia deve partir de nenhum outro lugar que não fosse do próprio Cristo, e no Cristo atingir o pobre, o rico, o negro e o branco e todo o que abrir o coração para a sua salvação. De fato o centro de tudo dever Cristo, e inspirados por Ele devemos assumir nosso papel de transformação da sociedade, trasformação essa que eu acredito partir do interior para o exterior, ou seja, como a Samaritana, o homem se encontra com a graça salvífica e não se contenta em guardá-la pra si e parte ao encontro do outro para compartilhar. 

Por fim, querido Jorge, estamos muito felizes com o nosso Sumo Pontífice que num momento beija os pés do pobre, e em outro exorta a Igreja que sem Cristo não passamos de uma piedosa instituição filantrópica!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alca...