Pular para o conteúdo principal

Nossa Senhora do Crack rogai por nós. Dom Odilo Scherer

No centro de São Paulo, no local conhecido como cracolandia, por ser o ponto de transeuntes usuários e dependentes de drogas, chamou a atenção dos meios de comunicação e populares na manhã do dia 23 de Julho quando o artista plástico Zarella Neto resolveu colocar bem no seu centro uma imagem de Nossa Senhora, a quem nomeou de Nossa Senhora do Crack. A imagem é feita de gesso e adornos dourados.
Na tradição da igreja católica a mãe de Jesus recebe nomes diferentes para diferentes situações em que aparece, como é o caso de Nossa Senhora de Fátima, de Aparecida, de Guadalupe entre outras mil. Para o artista plastico aquela seria uma espécie de protetora dos dependentes químicos. Ele ainda afirmou em entrevista aos jornais locais que é um cristão atuante e morador daquele bairro a mais de décadas, e não suportava ver o sofrimento de toda aquela gente.

“Resolvi democratizar a santa. Ninguém enxerga essas pessoas. Elas merecem proteção. Sou cristão e a santa é do povo”, disse Neto.

A imagem causou polémica desde a primeira hora, para uns não passava de uma blasfémia, para outros uma forma de manifestação de esperança para os habitantes daquela região.  O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, elogiou a iniciativa e disse que não existe nenhum tipo de profanação na obra.


“Vi e fiquei comovido. O drama dos dependentes químicos não pode nos deixar indiferentes. São humanos, são irmãos, são filhos de Deus. Nossa Senhora do Crack, rogai por eles e por nós também!”, disse Scherer.


Quebrada por usuários da droga

Quatro dias depois moradores da cracolandia indignados juntaram-se e quebraram a "Nossa Senhora do Crack". Pelo visto a imagem não foi aprovada pelos dependentes químicos, que acharam que a santa não deveria ser relacionada com o mau que é o crack. Muitos deles disseram sentirem-se ofendidos com o nome dado a Santa pelo artista. Segundo Zarella, a imagem tinha a intenção de chamar atenção dos moradores e das autoridades para o problema do crack na região. A obra causou polêmica entre os moradores, a igreja e os usuários, mas o artista disse que irá colocar uma nova imagem da santa no local.
O fato que mais me chamou a atenção nisso tudo foi a sabedoria do padre que deu entrevista para o jornal da rede Globo, quando foi perguntado sobre a santa ter sido quebrada. Ele disse:

"Não tem problema a imagem ter sido toda quebrada, agora mesmo é que ela mais se parece com as pessoas que vivem aqui. Esses jovens estão sendo quebrados e destruídos pelo craque."


Bom! Não quero dar uma opinião conclusiva sobre a eclesialidade do fato ou o que a igreja diria em contra partida, através de documentos e textos teológicos e ou doutrinais. Até porque isso não se trata de uma ocasião que tenha necessidade da interferência da igreja, por se tratar de uma manifestação popular, seja de fé ou de cultura. Quero apenas acrescentar que, tudo que se faça para tentar estancar esse sangramento da humanidade que se chama DROGA será uma atitude louvável ao meu ver.

Que Nosso Senhor Jesus Cristo juntamente com todos os que habitam o céu tenha miseridordia de nós e nos livre dessa infestação tão destruidora que é a droga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses...

SÃO DOMINGOS E OS DOMINICANOS (DOMINI CANES): "OS CÃES DE GUARDA DA FÉ CATÓLICA"

                                                                          A Igreja Católica comemora no dia 08 de Agosto a festa litúrgica de São Domingos de Gusmão o fundador da Ordem dos pregadores, (os Dominicanos). O São Domingos está entre os santos mais populares da Igreja Católica, porem o que poucos sabem é sobre a origem semântica do nome da Ordem dos Dominicanos por ele fundada. Há quem acredite, como esse que vos fala, que o nome Dominicano venha de uma derivação do nome de seu fundador Domingos, como acontece geralmente em outras congregações católicas, Franciscanos de São Francisco, Agostinianos de Santo Agostinho...

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref...